Aconteceu durante toda esta segunda-feira (14), na sede da Jusbrasil, em São Paulo (SP), o evento “Proteção Legal para Jornalistas”, reunindo profissionais de todo o Brasil, incluindo o editor do Chuville Notícias, Leandro Schmitz, que foi convidado a participar. O objetivo, segundo os organizadores, foi para discutir práticas que protegem a integridade e o trabalho do jornalista em tempos de censura, processos judiciais e os chamados “assédios judiciais”, que têm se tornado comuns na profissão.
Todos os convidados foram chamados a compartilhar conhecimento porque de alguma forma foram vítimas de ações judiciais, mesmo executando toda a apuração necessária dos fatos, mesmo seguindo à risca o manual do bom jornalismo. Organizações como a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a Repórteres Sem Fronteiras e a Tornavoz tem sido fundamentais para a garantia de proteção do exercício da profissão.
O portal Jusbrasil, a maior plataforma de acesso e organização de conteúdo jurídico do país, recebeu os convidados em sua sede.
“Nosso objetivo é ser um apoio de todos os jornalistas que cumprem seu papel social, mesmo sob ameças, assédios, ações judiciais, afinal não podemos nos intimidar por cumprir nossa função de informar o que é de interesse público”, justifica Katia Brembatti, presidente da Abraji.
“Foi muito importante representar Joinville em um evento deste porte. É o segundo em que o Chuville Notícias participa, o primeiro foi em Belo Horizonte, em 2023, a convite do Tribunal Regional do Trabalho. Ouvir boas e novas práticas, trocar conhecimento e, sobretudo, unir forças com entidades nacionais, certamente ajudará ainda mais a qualificar nosso trabalho e quem ganha é a população de Joinville. Nós do Chuville, enquanto coletivo de jornalistas, reafirmamos nosso compromisso de questionar e informar com seriedade”, comenta Leandro.