Uma nova operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de SC, em apoio ao Ministério Público do Rio Grande do Norte, foi realizada em Garuva hoje, 23/05, deflagrando a “Operação Desfarsa”, que investiga uma central de Fake News na cidade e que agia contra autoridades do estado potiguar.
Segundo o MPRN, o esquema era voltado à contratação de serviços de postagens em perfis em redes sociais, beneficiando interesses políticos com a intenção de criar, disseminar ou promover notícias falsas sobre autoridades do estado e manipular a opinião pública.
As postagens de conteúdos falsos eram feitas em pelo menos seis perfis de redes sociais, uma delas contando atualmente com mais de 20 mil seguidores, que se diziam oferecer conteúdo político sobre cidades do interior do Rio Grande do Norte.
As informações eram criadas conforme o interesse dos clientes para influenciar e formar a opinião pública, bem como com o propósito de coagir servidores públicos em suas atribuições funcionais e enfraquecer o prestígio de instituições públicas.
Os crimes praticados pela organização incluem calúnia, difamação, ameaça contra servidor público e coação no curso do processo, além da prática de associação criminosa do tipo milícia digital, com vistas à manipulação da opinião pública.
Foram tomadas medidas cautelares para cessar as atividades de desinformação, além de apreendidos materiais para a continuidade das investigações.
Além de Garuva, em SC, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal, Parnamirim e Lagoa Salgada, todas no estado do Rio Grande do Norte.
Não foram divulgadas informações dos criminosos nem das vítimas até o momento.