Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Cartas na mesa a um ano da eleição

Por Leandro Ferreira | Editor da Newsletter Guará Jornalismo e colunista político aqui no Chuville!

Redação, Portal Chuville

22 setembro 2023

editado em 22 setembro 2023

Compartilhe no Whats

Cenário político é favorável para Adriano – que pode escolher com quem irá coligar

Por Leandro Ferreira | Editor da Newsletter Guará Jornalismo e colunista político aqui no Chuville!

O evento de lançamento de obras na Vigorelli – na tarde desta sexta-feira (22) – comprova que Adriano Silva (Novo) está, sim, bem cotado entre os partidos de centro e direita. No mesmo ambiente, ele reuniu o governador Jorginho Mello (PL), Sargento Lima (PL) e Fernando Krelling (MDB).

Este colunista apurou que Adriano recebeu diversos contatos de partidos de centro e direita – na busca por aproximação. Até mesmo do PL, como revelou o jornalista Luiz Verissimo dias atrás.

Assim como o PL, o MDB afirma que terá candidato a prefeito no ano que vem. Mas se sabe que o partido também mantém diálogo com Adriano para possível coligação. 

Em tempo, quando a gente olha para a Câmara de Vereadores – três parlamentares do MDB já integram a base governista. Adriano também nunca faz críticas à gestão de Udo – muito pelo contrário, tece elogios. Essa postura mantém caminho aberto e favorável à parceria.

Correndo por fora, mesmo em uma cidade bolsonarista, está o Partido dos Trabalhadores – presente em todas as últimas disputas majoritárias. Ana Lúcia, vereadora do partido, descarta concorrer ao pleito para chefe do executivo – ela vai disputar a reeleição para Câmara. 

O PT seria um azarão completo, sim. Mas não esqueçamos que Décio Lima foi para o segundo turno em 2022 – também num estado bolsonarista.

Além disso, o governo federal tem ainda mais um ano para exercer influência sobre a cidade – e melhorar a popularidade do partido. Ações como Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida, por exemplo – podem criar uma tempestade perfeita para que Assis – o mais provável candidato – chegue a um eventual segundo turno.

As cartas estão na mesa e o jogo já começou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube