Com o objetivo de alertar para o crescimento de discursos de ódio e da cultura armamentista em Santa Catarina e defender a valorização da educação e dos professores, o Instituto Movimento HumanizaSC (IMSC), a UFSC, a UFFS, o IFSC, o IFC e dezenas de entidades lançaram nesta sexta-feira, 10 de maio, a campanha “Mais livros, menos armas”.
Para marcar o início da campanha estadual, um ato aconteceu em Florianópolis, às 11h, na Esquina Democrática, com a participação de representantes das entidades apoiadoras, banca com distribuição de livros para a população e coleta de assinaturas do Manifesto “Pela Educação e pela Paz”. Atos semelhantes acontecerão ao longo do mês de maio por todo o Estado.
Em Joinville está previsto algo parecido, que segundo a organização, será em breve. Por enquanto, o joinvilense poderá doar seus livros na sede do Sinpronorte (Av. Santos Dumont, 208, Bom Retiro).
O manifesto será assinado por pessoas físicas e entidades que estão comprometidas na defesa de uma sociedade sem ódio, sem violência, sem discriminação, construída sobre as bases da democracia, da justiça social e do bem viver.
Além de ser assinado de forma presencial, as pessoas e entidades também poderão aderir ao documento de forma virtual, através do formulário disponível no link. Ao final da campanha, o Manifesto será entregue às autoridades federais, estaduais e municipais.