Um fato inusitado marcou o dia de Natal para os servidores e os pacientes da UPA Leste, no bairro Aventureiro. Logo nas primeiras horas da manhã deste dia 25 de dezembro, um cachorro da raça Pitbull estava solto na unidade de saúde de emergência.
Mesmo sendo de grande porte, o animal estava dócil, aceitando ser colocado em uma cerca provisória para segurança de todos. O próximo passo foi colocar fotos do animal em grupos de WhatsApp para tentar localizar o dono.
Uma servidora, que não quis ser identificada, relatou a esta reportagem que procurou os órgãos responsáveis, como o Centro de Bem-Estar Animal de Joinville (CBEA), mas tiveram atendimento negado: “Disseram que como o animal não estava na rua, eles não recolhiam, mas esta não é uma situação de rua? Aqui ele não pode ficar!”.
Ela também afirmou que fez ligações para ONG’s famosas pela proteção animal na cidade, como a Frada, mas também não tiveram sucesso.
O Chuville Notícias entrou em contato com o CBEA, que atualmente está sob responsabilidade da empresa terceirizada Clinicão. Somente no início da noite de ontem uma equipe foi até a UPA Leste, fizeram a leitura no microchip do Pitbull, mas não havia dados do tutor registrados.
Por volta das 20h, o CBEA avisou que o tutor havia sido localizado. O animal teria fugido por conta dos fogos de artifício com barulho que foram soltos, mesmo fora da lei.
Em Joinville está em vigor a Lei Complementar nº 67/22, que proíbe a soltura de fogos de artifício que produzam barulho. A legislação vigente permite apenas fogos com efeitos visuais sob multa que pode chegar a quase R$ 20 mil.