O governo de Santa Catarina revelou, nesta quinta-feira (1º), os planos para a instalação de áreas de escape ao longo da Serra Dona Francisca, em Joinville, no Norte do Estado. O anúncio foi feito durante um evento às margens da SC-418, no distrito de Pirabeiraba, com a participação do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.
Conforme informado pelo governo, está prevista a construção de quatro áreas de escape em um trecho de 5 quilômetros da Serra Dona Francisca. Duas dessas áreas serão prioritárias e estão previstas para serem construídas emergencialmente, com a expectativa de lançamento dos editais de licitação em até três meses.
A discussão sobre melhorias na SC-418, que conecta o Norte de Santa Catarina ao Planalto Norte por meio da Serra Dona Francisca, ganhou destaque esta semana após um acidente envolvendo um caminhão carregado com ácido sulfônico.
As duas áreas de escape prioritárias serão localizadas nos quilômetros 17 e 15 da SC-418, onde o risco de acidentes é mais elevado. Foi exatamente no quilômetro 15 que ocorreu o grave acidente com o caminhão carregado de ácido sulfônico na última segunda-feira (29).
Segundo informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, cada área de escape terá comprimento definido de acordo com as características específicas de cada local, com uma extensão de 120 metros e 140 metros, respectivamente.
Quanto às outras duas áreas de escape planejadas, ainda não há um prazo estipulado para a realização das licitações e construções. Elas estão previstas para serem instaladas nos quilômetros 13,6 e 20,6 da Serra Dona Francisca, de acordo com as autoridades estaduais.