Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Após anos de espera, prefeitura propõe binário para zona sul de Joinville

Obra ainda não tem data para começar, mas deverá atender mais de 200 mil habitantes

Redação, Portal Chuville

04 setembro 2023

editado em 04 setembro 2023

Compartilhe no Whats
Decreto revoga cobrança aos aplicativos de transporte pelo uso da malha viária de Joinville (Divulgação)

Aguardado por mais de 20 anos, o binário da zona sul de Joinville, composto pelas ruas Florianópolis e Monsenhor Gercino, está próximo de virar realidade. A prefeitura disponibilizou uma pesquisa para saber a opinião pública sobre o assunto, aguardando sugestões sobre a obra. Para participar, basta entrar no site da prefeitura até o dia 1º/10.

Com a implementação deste binário, a circulação no sentido Bairro/Centro ocorrerá pela rua Florianópolis, enquanto no sentido Centro/Bairro será pela rua Monsenhor Gercino. Esta iniciativa visa não apenas reduzir em 30% o tempo médio gasto no trânsito, mas também reduzir o atraso médio de 15 minutos enfrentado pelos transportes coletivos naquela área.

Para o comerciante da rua Monsenhor Gercino, Etelvino de Souza, a proposta é boa, pois o trecho tem sido palco para muitos acidentes: “Nossa rua ficou muito conhecida como a que tem mais acidentes, e não é por acaso, isso aqui é uma loucura em mão dupla, já faz tempo que o povo aqui pede uma solução”.

Atualmente, as ruas Florianópolis e Monsenhor Gercino registram aproximadamente 200 acidentes de trânsito por ano e experimentam congestionamentos de mais de 90% durante os horários de pico, com uma velocidade média de apenas 10 km/h na região. Além de melhorar a mobilidade ao reduzir o tempo de espera nos semáforos, o sistema de binário também tem o potencial de aumentar a segurança no trânsito da região.

Serão cerca de 4 km de extensão, desde a altura do terminal do Itaum (um dos maiores da cidade) até a ligação com as Avenidas Procópio Gomes e Getúlio Vargas. Após as sugestões dadas pela comunidade, serão feitas audiências públicas na Câmara de Vereadores. Ainda não há prazo para início das obras, nem se fala neste momento em fonte de recursos para bancar a empreitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube