Chegou a hora de um dos programas mais longevos do rádio joinvilense dizer “adeus”. Neste sábado (21), às 20h, o programa É Rock! fará sua última transmissão, finalizando assim uma trajetória de 24 anos e 1.260 edições na Udesc FM Joinville. Um feito e tanto em qualquer lugar do mundo, e mais ainda por se tratar de uma iniciativa voltada para o rock e totalmente voluntária desde que foi exibida pela primeira vez, em setembro de 2000.
O É Rock! começou na 91.9 FM pelas mãos do jornalista Fernando Pinto Jr. e do funcionário público Fábio Raposo, que logo depois assumiu sozinho a atração. Mas não por muito tempo. Logo se juntaram a ele os músicos Parffit Jim Balsanelli e Marcelo Rizzatti. Em 2005, a trinca virou um quarteto com o adendo do jornalista Rubens Herbst, estabelecendo assim o formato definitivo do programa. Após novas mudanças, o line-up está há mais de uma década consolidado com Paulo Henrique PHC Silveira e Carlos Polvani, além de Fábio e Rubens.
Em 2020, o programa passou a ser ouvido também na região de Lages, por meio da Udesc FM local, mas não é errado dizer que ele chega aos quatro cantos do planeta, graças às transmissões pela internet.
Nestes 24 anos, o É Rock! projetou-se como um difusor de novidades e um mantenedor da tradição roqueira; vasculhou o desconhecido e resgatou os clássicos; o obscuro e o mega-famoso lado a lado, até onde os limites do que o rock pode alcançar, seja no eletrônico, seja no cruzamento com ritmos regionais.
“Nosso lema sempre foi ter os ouvidos atentos, seja para o passado, para o presente ou para o futuro do rock. Isso é fundamental para manter o interesse não só do ouvinte, mas também o nosso. Acima de tudo somos fãs, e nosso prazer é dividir o que nos agrada com quem nos ouve pelo rádio”, argumenta Rubens Herbst.
Outro ponto que marcou grande parte destas mil edições é o incentivo aos músicos de Joinville e de Santa Catarina. Por meio do bloco É Rock! Regional, centenas de bandas e artistas solo catarinenses tiveram seus trabalhos divulgados num meio que raramente abre espaço para tal ação. Vários desses nomes inclusive estiveram no estúdio para entrevistas exclusivas.
“Por sermos parte de uma rádio educativa, é obrigação nossa ajudar esse pessoal a mostrar sua música para uma audiência maior. Só que é mais do que isso, porque sabemos que tem muita gente talentosíssima em Joinville e no Estado inteiro que merece ter seu trabalho reconhecido”, afirma Rubens.
No entanto, o É Rock! não se limitou aos estúdios da Udesc FM. Foi ao encontro do público com eventos de peso como o Festival É Rock!, que em três edições na Expoville colocou bandas locais e do Estado lado a lado com nomes nacionais como Ira!, Celso Blues Boy, Camisa de Vênus, Cachorro Grande e TNT. Foram momentos de tanta integração quanto a Pelada É Rock!, que em seis ocasiões proporcionou o encontro de músicos de Joinville por meio de um campeonato de futebol.