Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Anac e Governo Federal definem ações para transporte aéreo de animais

Um protesto pacífico será realizado sábado no aeroporto de Joinville contra a Gol Linhas Aéreas

Redação, Portal Chuville

25 abril 2024

editado em 25 abril 2024

Compartilhe no Whats
Caso Joca forca ações do Governo Federal
Caso Joca forca ações do Governo Federal

Novas ações para o transporte de animais serão tomadas pela Anac e pelo governo Federal, ainda neste primeiro semestre, três dias após a morte de um cachorro da raça golden retriever, o Joca.

Uma nova Política Nacional de Transporte Aéreo de Animais será lançada pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O intuito é garantir mais segurança aos animais transportados pelo Brasil. O anúncio foi feito após uma reunião, nesta quinta-feira, com a participação da Gol (envolvida no caso), Latam, Azul e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Neste encontro, as companhias aéreas se comprometeram a enviar, em 10 dias, propostas e sugestões para aprimorar as condições gerais para o transporte de animais domésticos. As companhias também ficaram de estudar a possibilidade de um serviço de rastreamento de animais transportados no porão de aeronaves.

A Anac ficou responsável por fazer uma audiência pública para melhorar os pontos da portaria que trata das condições do transporte de animais. O Ministério irá convidar o Congresso para uma reunião, na próxima terça-feira, com o intuito de encontrar melhorias para a qualidade do serviço de transporte aéreo animal e analisar projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional sobre o tema.

O caso Joca

Joca deveria ser levado ao encontro de seu dono em Sinop, Mato Grosso, saindo de Guarulhos, São Paulo. Por um erro da companhia aérea Gol, o cachorro foi enviado para o Ceará.

Duas horas depois de esperar no aeroporto de Fortaleza, a companhia, ciente da falha, voltou com o cachorro para São Paulo, totalizando quase 8 horas de voo em uma caixa pequena, sob forte calor, barulho e estresse. Joca acabou não resistindo e veio a falecer.

Em Joinville, a organização Goldens Joinville informou em suas redes sociais que irá se reunir neste sábado, dia 27/04, às 09:00 horas, em frente ao Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola (Joinville), para pedir justiça e responsabilização da Gol Linhas Aéreas no caso Joca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube