Na próxima sexta-feira, 04/04, a Ajorpeme promove mais uma edição do E-Lixo, um mutirão de coleta de lixo eletrônico. A iniciativa é realizada pelo Instituto Ajorpeme, o braço social da entidade, e visa destinar os resíduos eletrônicos para o local correto. A ação acontecerá das 8h30 às 17h, em um stand no estacionamento da Ajorpeme.
De acordo com o relatório “E-Waste Monitor” da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil gerou aproximadamente 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2024, representando um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Esse volume coloca o país como o quinto maior produtor mundial de resíduos eletrônicos. Apesar dessa quantidade expressiva, apenas cerca de 3% desses resíduos foram descartados de forma adequada, evidenciando desafios significativos na gestão e reciclagem desses materiais
Sabendo desse problema no descarte, a Ajorpeme através do seu Instituto realiza esse mutirão de arrecadação de lixo eletrônico de maneira periódica, para contribuir com a preservação do meio ambiente. Apenas no ano de 2024 o projeto E-Lixo arrecadou cerca de 6 toneladas de lixo eletrônico, a iniciativa aconteceu em Joinville, Araquari e Balneário Barra do Sul (cidades que a Ajorpeme atua).
A iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental, um dos pilares do Instituto Ajorpeme, que promove ações sociais em prol da comunidade da região. Na ação podem ser descartados: aparelhos de TV, computadores, teclados e mouses, aparelhos de rádio, celulares e outros utensílios eletrônicos. Não podem ser descartados: pilhas, baterias e geladeiras.
“O E-Lixo é uma ação prática para o desenvolvimento sustentável destinando os resíduos eletrônicos para um local adequado. Com este projeto executamos o pilar da sustentabilidade que é um dos valores do Instituto Ajorpeme, juntamente com o Empreendedorismo e a Empregabilidade.”, explicou o Vice-presidente responsável pelo Instituto Ajorpeme, Ricardo Faquini.