É hoje, ou só em 2024. Quem ainda não teve um gostinho do que é o Festival de Dança de Joinville terá a sua oportunidade neste sábado, 29 de julho. A 40º edição do Festival de Emoções chega a seu último dia, e um dia dedicado à consagração de seus talentos.
A partir das 14h, os pequenos prodígios do Festival Meia Ponta reprisarão na Tarde dos Campeões as coreografias vencedoras das apresentações no Teatro Juarez Machado. Às 19h, será a vez dos dançarinos que se destacaram na categoria Sênior, da Mostra Competitiva, retornarem ao palcão do Centreventos Cau Hansen, na Noites dos Campeões.
O Dog Dance Day promoverá mais uma última oportunidade para levar o melhor amigo para se divertir no Saltare Centro de Dança. Já quem quiser combinar exercício e dança poderá arriscar seus próprios passos na Dança no Mirante, onde vão ocorrer performances de dançarinos ao longo de quatro estações do ponto turístico joinvilense, das 7 às 8h e das 18 às 19h.
Para aproveitar a saideira da festa da dança em 29/7 basta ir ao Expocentro Edmundo Doubrawa e assistir às apresentações do Festival da Sapatilha, no palco da Feira da Sapatilha, localizado na área interna; dos Palcos Abertos, dentro e ao lado da estrutura; e a Feira da Sapatilha.
Neste sábado, também estão disponíveis a visitação da exposição Hulda Bittencourt, no foyer do Teatro Juarez Machado; e as transmissões síncronas da Fan Mix, nos bairros Adhemar Garcia, Comasa do Boa Vista, Jardim Paraíso e Morro do Meio. Além disso, a programação que encerra a edição histórica tem atividades do Celebre o Amor no Festival, no Saltare Centro de Dança; e do Visitando os Bastidores.
Noite dos Campeões
As duas últimas noites reúnem as melhores coreografias da 40ª edição, com a diversidade de gêneros que caracteriza este festival de emoções. As apresentações trazem de volta ao palco do Centreventos Cau Hansen as companhias que conquistaram os primeiros lugares nas categorias Júnior e Sênior.
29 de julho – Sábado – Categoria Sênior
19 horas | Centreventos Cau Hansen.
Festival da Sapatilha faz sucesso entre bailarinos e público
Para quem não garante um lugar na plateia com antecedência, é quase impossível chegar nas proximidades do Palco da Sapatilha, no Expocentro Edmundo Doubrawa, nos horários das apresentações do 1º Festival da Sapatilha – realizado em 12 tardes desde 18 de julho, com encerramento neste sábado, dia 29. O evento é uma nova modalidade competitiva do 40º Festival de Dança de Joinville e está fazendo tanto sucesso que bailarinos e público já perguntam pela edição de 2024.
Os grupos se inscreveram em oito gêneros, divididos nas categorias “Infantil” e “Livre”. Eles competem entre si em solos, duos e conjuntos para definir as melhores apresentações de cada modalidade de dança. Há classificações diárias em 1º, 2º e 3º colocados, com entrega de troféu para o primeiro lugar. No final, o grupo melhor pontuado receberá premiação em dinheiro.
A coordenadora do 1º Festival da Sapatilha, Sushila Monteiro, comemora o sucesso do evento. “Nestes 12 dias de competição, mais de 4 mil bailarinos irão passar pelo palco do Festival da Sapatilha, com 140 apresentações no ‘Infantil’ e 838 no ‘Livre’. Além dos espetáculos emocionantes, é uma grande oportunidade para os grupos que estão competindo mostrar o seu trabalho”, destaca.
Segundo ela, as premiações diárias, por gênero e categoria, incentivam ainda mais cada bailarino a dar o seu melhor e aumentam a vontade de competir novamente nos próximos anos. “E para o público, proporciona a possibilidade de assistir de forma gratuita uma programação competitiva”.
Ela está recebendo muitos feedbacks positivos, tanto do público quanto dos grupos, “e muitos já estão aguardando a próxima edição”. Sushila afirma ser “emocionante ver o empenho dos grupos e a felicidade dos bailarinos em ganhar o troféu”.
Ainda dá tempo de conferir e aplaudir o Festival da Sapatilha. Até o dia 29, sábado, os grupos do “Infantil” competem das 13h às 14h e os demais, do “Livre”, das 14h às 18h.