Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Abaixo-assinado pela Tarifa Zero no transporte coletivo é lançado em Joinville

Chamado de "Zarco de graça, eu quero!", movimento pede que a prefeitura elabore estudos de viabilidade, bem como ampliação de audiências públicas

Redação, Portal Chuville

05 setembro 2023

editado em 05 setembro 2023

Compartilhe no Whats
Foto Divulgação

O Guará Jornalismo, com apoio de pessoas dos mais variados segmentos, lançou nesta terça-feira (5), um abaixo-assinado intitulado “Zarco de graça, eu quero!”. O objetivo é fomentar a discussão sobre o modelo, o qual se mostrou viável durante a reunião proposta no último sábado (2), pelo Guará Jornalismo, que é parceiro do Chuville Notícias.

Para assinar, basta clicar aqui.

De acordo com a organização deste abaixo-assinado, a atual licitação do transporte coletivo de Joinville não muda a lógica do sistema, que é a tarifação. A dívida que a prefeitura reconheceu com as atuais empresas, de R$ 232 milhões, também não favorece a livre concorrência, tal como prevê qualquer processo licitatório. Durante os últimos dez anos, o sistema perdeu metade dos usuários, que acabaram optando por veículos próprios ou viagens por meio de aplicativos de transporte.

Como a Tarifa Zero já é realidade em mais de 60 cidades brasileiras, incluido as próximas Balneário Camboriú e Balneário Piçarras, o grupo pretende chamar a atenção para discussão. O caso de maior sucesso é Caucaia, uma cidade cearense com mais de 350 mil habitantes. Lá, desde 2021, a prefeitura paga R$ 2 milhões de subsídio ao sistema (a mesma quantia paga pela prefeitura de Joinville) e os usuários não pagam tarifa.

A única audiência pública programada para discutir o processo de licitação do transporte coletivo está marcada para acontecer no dia 14/09, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores. O grupo criador do abaixo-assinado quer aumentar o número destas audiências, pedindo também que a prefeitura faça estudos sobre a viabilidade de implantação da Tarifa Zero, algo que atualmente não está previsto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube