O presidente Lula confirmou sua vinda para Santa Catarina, marcada para quinta-feira, dia 29 de maio, quando serão feitos anúncios e entregas para o Porto de Itajaí.
O comunicado foi feito pelo presidente nacional do Sebrae e presidente do PT em Santa Catarina, Décio Lima, em suas redes sociais, logo após um encontro com Lula em Brasília.
Lula já viria ao estado em meados de abril, mas, por conta da morte do papa Francisco, a visita foi adiada.
De acordo com Décio Lima, o presidente anunciará obras de infraestrutura no canal e no porto. Durante a mensagem, Lima aproveitou para alfinetar o antigo governo Bolsonaro, que, segundo ele, deixou o porto paralisado por um ano e meio, afetando a economia do estado e do Brasil.
Durante o governo Bolsonaro, o plano era privatizar o porto, mas a proposta não deu certo e as atividades foram paralisadas. Com isso, o governo decidiu pela federalização, considerada estratégica, integrando o Novo PAC, que prevê mais de R$ 54 bilhões em investimentos na infraestrutura portuária nacional. A gestão será assumida pela autoridade portuária de Santos.
Após disputas judiciais envolvendo o município de Itajaí, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a volta da administração federal, desde o dia 1º de janeiro de 2025. O ministro do STJ justificou a decisão, afirmando que a manutenção forçada da delegação municipal poderia comprometer a ordem e a economia públicas, diante das dificuldades enfrentadas pelo porto nos últimos anos. A federalização busca garantir segurança na continuidade das operações e novos investimentos.