Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Evento em Joinville celebra arte e saúde mental no Dia da Luta Antimanicomial

Tarde Cultural marca início de projeto do Instituto IMPAR e encerra a Semana da Saúde Mental promovida pela Prefeitura.

Redação, Portal Chuville

16 maio 2025

editado em 16 maio 2025

Compartilhe no Whats
Cenas da peça O que você sabe sobre mim - Foto Alesson Mateus
Cenas da peça O que você sabe sobre mim – Foto Alesson Mateus

A programação da Semana da Saúde Mental em Joinville será encerrada com uma Tarde Cultural gratuita, no dia 23 de maio, das 14h às 18h, no Espaço AZ, no Centro da cidade. A atividade celebra o Dia da Luta Antimanicomial, lembrado em 18 de maio, e marca o início do projeto “Arte e Saúde Mental para Todos”, do Instituto IMPAR, que seguirá com ações até março de 2026.

O evento reunirá artistas, usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), familiares e profissionais da saúde mental. A abertura será com o Grupo de Teatro Louco é Pouco, que apresentará cenas do espetáculo O que você sabe sobre mim?. Em seguida, o público poderá participar de uma vivência artística.

A programação inclui oficinas de capoeira, literatura e artes visuais, apresentações de música e dança, além de um sarau com artistas vinculados à RAPS. Também haverá brechó e exposição de artesanato produzido por integrantes da Repart — Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde.

Segundo a coordenação do IMPAR, o objetivo é promover a inclusão e fortalecer o direito ao cuidado em liberdade, princípio central do movimento antimanicomial, que defende tratamentos de saúde mental fora dos moldes hospitalares e com foco na convivência comunitária.

Grupo Louco é Pouco leva arte e inclusão à cena cultural de Joinville

O Grupo de Teatro Louco é Pouco é um coletivo de experimentação cênica, formado por artistas com perfis diversos, incluindo pessoas com transtornos mentais, neurodivergentes e com outras vivências. Criado em 2023, o grupo nasceu da Oficina de Teatro do SOIS (Serviços Organizados de Inclusão Social), que ocorreu entre 2014 e 2022 em uma parceria entre o Instituto IMPAR, a Casa da Cultura e os serviços da rede municipal de saúde mental.

Em abril deste ano, o Louco é Pouco foi citado como um case de sucesso no site “Nós na Rede”, plataforma desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz Brasília para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por meio da formação continuada de profissionais de saúde.

Projeto de um ano fortalece o vínculo entre arte e saúde mental

Com duração até março de 2026, o projeto Arte e Saúde Mental para Todos foi contemplado no Edital de Pontos de Cultura da Prefeitura de Joinville, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A realização é do Ministério da Cultura e da Política Nacional de Cultura Viva, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante um ano, estão previstas mais de dez ações culturais e formativas. Entre elas, os encontros Diálogos Arte para Todos — uma série de oito formações voltadas à discussão sobre a importância da arte na promoção da saúde mental. O projeto também prevê outras três edições da Tarde Cultural, que acontecerão em Unidades Básicas de Saúde de Joinville, em parceria com os serviços de saúde mental da rede pública.

Além disso, serão oferecidas seis vagas de estágio para estudantes de Psicologia, que poderão acompanhar aulas, ensaios e demais atividades desenvolvidas pelo Grupo Louco é Pouco.

“Nosso objetivo é ampliar o debate e a conscientização sobre o papel da arte no bem-estar e na promoção da saúde. O teatro, por exemplo, é uma ferramenta potente: permite expressar emoções sem palavras, promove o autoconhecimento, reduz estresse e ansiedade. Trabalhar em grupo fortalece vínculos, cria senso de pertencimento e combate a solidão”, destaca Manoella Carolina Rego, produtora do projeto e presidente do Instituto IMPAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube