Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Joinville discute Tarifa Zero no transporte público em audiência na Câmara

Debate busca alternativas para garantir mobilidade gratuita e seus impactos sociais e econômicos.

Redação, Portal Chuville

15 maio 2025

editado em 15 maio 2025

Compartilhe no Whats
Audiência Pública ocorre na segunda-feria, 19, na CVJ - Foto: Divulgação
Audiência Pública ocorre na segunda-feria, 19, na CVJ – Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) sedia, na próxima segunda-feira (19), às 19h30, uma audiência pública para discutir a implantação da Tarifa Zero no transporte coletivo da cidade. A iniciativa é da vereadora Vanessa da Rosa (PT) e tem como objetivo abrir diálogo com a população antes da apresentação de um projeto de lei sobre o tema.

O modelo, que vem ganhando força em diversas cidades brasileiras e internacionais, propõe a gratuidade no transporte público como forma de garantir o direito de ir e vir, especialmente para a população de baixa renda. Atualmente, segundo a vereadora, o custo com transporte compromete mais de 30% do orçamento familiar, limitando o acesso a serviços básicos como educação, saúde, cultura e lazer.

“O transporte público caro inviabiliza a vida urbana de quem mais precisa. A ausência de políticas públicas nesse sentido impede que milhares de pessoas avancem em suas trajetórias de trabalho e estudo”, argumenta Vanessa.

Cidades como Maricá (RJ), Caucaia (CE), Teresina (PI) e Balneário Camboriú (SC) já adotaram a Tarifa Zero. A proposta em Joinville prevê a criação de um fundo municipal com múltiplas fontes de financiamento, incluindo a contribuição de empresas privadas que já subsidiam o transporte de seus funcionários.

Segundo a parlamentar, a medida pode ter efeito direto na economia local. “O valor economizado no transporte pode ser revertido em consumo local, o que movimenta o comércio, gera empregos e amplia a participação social”, diz.

A audiência pública é aberta à comunidade e servirá como base para a construção do projeto de lei que será apresentado posteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube