Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Comida di Buteco 2025: ‘Espeto Campestre’, ‘Original da Baía Babitonga’, ‘Coxa creme minha infância’, conheça os pratos que estão na disputa

Redação, Portal Chuville

24 abril 2025

editado em 24 abril 2025

Compartilhe no Whats

Competição que escolhe o melhor buteco de Joinville vai até 4 de maio. Ao todo, participam 16 estabelecimentos com petiscos com valor fixo de R$ 35.

A busca pelo melhor buteco de Joinville já começou! Até o dia 4 de maio, a cidade participa da edição 2025 do concurso Comida di Buteco, que reúne 16 estabelecimentos com petiscos criados especialmente para a disputa, todos com preço fixo de R$ 35.

Os participantes são avaliados em quatro critérios: petisco (com peso de 70% na nota final), atendimento, temperatura da bebida e higiene (10% cada). A nota final é dividida igualmente entre o voto popular e a avaliação de jurados especializados.

O concurso ocorre em duas fases: primeiro, são definidos os vencedores locais em cada cidade. Depois, os campeões regionais disputam o título de Melhor Buteco do Brasil, revelado em julho, em cerimônia nacional realizada em São Paulo.

Criado em 2000, em Belo Horizonte, o Comida di Buteco surgiu com o objetivo de valorizar a cozinha de raiz e os pequenos comércios familiares. Hoje, é reconhecido como uma das principais competições gastronômicas do país, impulsionando a visibilidade e os negócios de milhares de empreendedores.

Em Joinville, além do sabor, os butecos apostam na criatividade para conquistar o público. Entre os destaques estão pratos como:

“Original da Baía da Babitonga”, da Empadas Jerke

A centenária Empadas Jerke, localizada no Centro, traz como destaque o “Original da Baía da Babitonga”: pastéis de camarão natural com creme, acompanhados de um molho de pimenta chilli adocicado. Segundo o proprietário, Carlos Jerke, os camarões são pescados na nossa baía — agora, se isso é verdade ou apenas história de pescador, só indo lá e provando para descobrir.

“Espeto Campestre”, da Casa 97

Na última edição, a Casa 97, do bairro Iririú, ficou em segundo lugar no concurso. Para tentar conquistar o primeiro lugar em 2025, preparou o “Espeto Campestre”: seis espetos recheados com linguiça e queijo mussarela, acompanhados de molho barbecue.

“Coxa Creme Minha Infância”, do Mr. Lúpulo

A aposta do Mr. Lúpulo, no bairro Santo Antônio, é o sabor da infância. Em busca de recriar a coxinha que comia quando pequeno, Jackson da Maia desenvolveu o petisco “Coxa Creme Minha Infância”: seis coxinhas artesanais recheadas com frango temperado e queijo colonial, empanadas em farinha panko com parmesão — crocantes por fora e suculentas por dentro.

“Isca de Peixe à Mexicana”, do Joe Tekila

Há 15 anos encontrando no mar a força da sua cozinha, o Joe Tekila, localizado no bairro Floresta, apresenta a “Isca de Peixe à Mexicana”: iscas de peixe empanadas servidas com guacamole, pico de gallo, sour cream e finalizadas com batata-doce crispy.

Além desses, também estão na disputa:

PASTEL DO ADOLFO – Bar e Quadra de Esportes Adolfo (Anita Garibaldi) – Pastel com recheio de costela, servido com maionese verde da casa e molho de pimenta

SANDUÍCHE DE ALMÔNDEGA – Budega Dona Francisca – (Saguaçu) – Mini pão francês com mini bolinho de carne, acompanha maionese da casa, alface e tomate.

LINGUIÇA DO ALAMBIQUE COM PIRÃO Casa Amarela (Saguaçu) – Linguiça Blumenau defumada e-grelhada e Flambada na cachaça de alambique, servida com pirão da água, dois ovos e bacon crocante.

KIBE CRU – Chawarma Foods (Bucarein) Carne crua temperada, acompanhada de pão sírio, pasta de alho, limão e azeite extravirgem.

BOLINHO DE COSTELA – Don Toro (América) – Bolinho de mandioca recheado com costela, acompanha molho de pimenta.

TORTILHA DO DOVAH – Dovah Lanches e Shawarmas (Guanabara) – Massas de shawarma fritas. Acompanha costela, maionese, creme de alho, vinagrete e barbecue.

ANTEPASTO DE SARDINHA – Espaço Sabor (Bucarein) – Filés de sardinha frescas cozidas sob pressão, juntamente de um mix de temperos. Servido como antepasto em fatias de baguete.

TÁBUA CHIQUETOSO – Espetinho Chiquetoso (Bom Retiro) – Espetinho de alcatra, pão de costela e um torresmo da panceta de rolo, acompanha farofa e limão.

PALITOS DE QUEIJO E BRISKET – Holy Meat (Centro) – Palitos de queijo envoltos com briskot desfiado, empanados e fritos, com maionese de all o-negro. Acompanha molho ranch com jalapeño caramelizado.

LINGUADO CAXIAS – Petisqueira Caxias (América) – Três filés de linguado recheados com palmito e queijo, acompanha molho vinagrete.

PETISCO DO REI – Rei dos Lanches (Floresta) Frango a passarinho ao molho barbecue e alho crocante. Acompanha alcatra chapeada e pão de alho especial.

BARCA DE MINI PASTÉIS – Tempero de Casa (Centro) – 3 pastéis de costela com queijo muçarela e 3 pasteis de camarão com requeijão

A votação está aberta. Para participar, é só visitar um ou mais dos estabelecimentos participantes, provar os petiscos e dar sua nota. Afinal, quem decide o campeão local é você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube