A professora e pesquisadora Sueli de Souza é liderança-raiz no mundo acadêmico da Univille e neste campo do despertar e da capacitação de professores para a formação de leitores e na pesquisa da literatura infantil juvenil. Ela foi a idealizadora e fundadora do Prolij – Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil, da Univille, que vai completar 30 anos, em 2027, daqui a dois anos.
Reli no blog do Prolij que a ideia inicial surgiu em 1997, a partir de um projeto de pesquisa chamado: Levantamento de critérios para seleção de textos para crianças e jovens, realizado pela Professora Doutora Sueli de Souza Cagneti, com os alunos de Letras e Pedagogia.
Ao longo do tempo, a professora Sueli foi e ainda é palestrante no Brasil e em outros países sobre o tema Literatura Infantil Juvenil. Lançou livros pedagógicos e liderou a criação do Abril Mundo – Literatura, evento dedicado a trazer temas e convidados de vanguarda para o debate com estudantes de Letras, Pedagogia e áreas afins.
Atualmente, Sueli é pós-doutora em Literatura, mora na Itália, onde está inserida nesse universo de estudos acadêmicos sobre o Pinóquio e tem participado de eventos em universidades e na Fondazione Nazionale Carlo Collodi, proferindo palestras e produzindo escritos sobre a obra, suas traduções no Brasil e sua pesquisa, que aproxima e compara Pinóquio à personagem Emília, de Monteiro Lobato.
Palestra no Abril Mundo
O Prolij promove reflexões sobre a literatura infantil, juvenil e a prática da leitura.
O Abril Mundo desse ano é inspirado no livro “Basta ler para ser leitor?”, das pesquisadoras Sueli de Souza Cagneti e Áurea Cármen Rocha Lira e abordagem do título dessa obra, entrelaça as discussões literárias nos clubes de leitura, oficinas e na palestra principal com as autoras.
A Palestra com as autoras pesquisadoras Sueli de Souza Cagneti (Itália/vídeochamada) e Áurea Cármen Rocha Lira, e mediada pela professora Me. Alcione Pauli,será no dia 30, a partir das 19 horas, no Auditório da Reitoria da Univille (presencial).
O Abril Mundo é um momento para renovar fontes literárias e enriquecer experiências de leitura, literatura e foi criado em 2006.
É um momento de debates, renovação de fontes literárias e de experiências leitoras.
Veja datas e subtemas em série de atividades do evento, nestes links:
Inscrição para a palestra:
https://bit.ly/abrilmundo
Oficinas:
https://bit.ly/42gn582pelo
Instagram do Prolij:
https://www.instagram.com/prolij/
Instagram da professora Sueli
https://www.instagram.com/suelicagneti/
Escrevo essa nota sobre o Abril Mundo com muita felicidade. Afinal, tive formação em Letras pela Univille (antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), fui resenhista de modesta participação no Prolij e colaborador na construção do Abril.
Coisa linda esse movimento de décadas do Prolij pelo mundo e no nosso mundo de educadores e leitores.
E, então? Basta ler para ser leitor?