Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Bailarino formado na Escola Bolshoi de Joinville é contratado pela Ópera de Kazan, na Rússia

Arthur Libertini, de 21 anos, fará parte de uma das companhias de balé mais tradicionais do país.

Redação, Portal Chuville

17 abril 2025

editado em 17 abril 2025

Compartilhe no Whats
Arthur Libertini em apresentação no Bolshoi - Foto Divulgação
Arthur Libertini em apresentação no Bolshoi – Foto Divulgação

O bailarino Arthur Libertini, de 21 anos, integrante da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, foi contratado pela companhia da Ópera de Kazan, na Rússia. Natural de Jundiaí (SP), ele embarca no início de maio para iniciar sua trajetória internacional na capital da República do Tartaristão.

A conquista veio após sua primeira viagem ao exterior, em março, quando participou de uma audição fechada com o diretor da companhia russa. Além da seleção, Arthur foi convidado a se apresentar em um espetáculo e participou de aulas e ensaios, onde teve seu desempenho avaliado de perto. No dia da apresentação, recebeu a notícia de que havia sido aprovado para integrar o elenco fixo da Ópera de Kazan.

“Durante todos esses anos no Bolshoi, sempre enxerguei a Rússia como um objetivo de carreira, por conta do balé clássico. Só de estar lá, dançar naquele palco, já me sentia realizado”, afirmou o bailarino.

Arthur se despede dos palcos brasileiros no dia 27 de abril, em Florianópolis, com o espetáculo Arte na Beira Mar, apresentado pela Escola Bolshoi e pela Camerata Florianópolis.

Trajetória marcada por superação

Libertini começou na dança por influência do primo, em aulas de dança de rua. Foi nesse ambiente que teve o primeiro contato com o balé, descobrindo o caminho profissional que queria seguir. Aos 13 anos, enfrentou um desafio inusitado: quebrou o pé ao cair da cama pouco antes da audição para a Escola Bolshoi. Ainda assim, participou da seleção adaptando-se às limitações físicas e foi aprovado.

Durante sete anos de formação em Joinville (SC), contou com o apoio da família, mesmo vivendo longe dos pais, acolhido por uma mãe social. Em 2023, formou-se no curso técnico e passou a integrar a Cia. Jovem Bolshoi Brasil.

Reconhecimento internacional

A Ópera de Kazan é uma das mais respeitadas companhias da Rússia, com tradição centenária no balé clássico. Localizada no coração do Tartaristão, a companhia mescla obras do repertório russo com criações inspiradas no folclore local, como o balé Shurale, e realiza turnês internacionais com frequência.

A contratação de Arthur reforça o alcance da Escola Bolshoi no Brasil, com sede em Joinville, na formação de bailarinos que conquistam espaço em grandes palcos internacionais.

Escola Bolshoi forma bailarinos com ensino gratuito em Joinville

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Joinville (SC), é a única extensão internacional da tradicional companhia russa e completou 25 anos de atividades no país. A instituição oferece bolsas integrais a 264 alunos do curso técnico em dança, vindos de 24 estados, com foco na formação de artistas-cidadãos.

Referência em ensino de balé clássico, a escola adota o método russo consagrado pelo Bolshoi e conta com uma estrutura de cerca de 6 mil m². O complexo inclui salas de aula, estúdios de música, biblioteca, núcleo de saúde, ateliê, laboratórios cênicos e espaços culturais.

Além do ensino gratuito, os estudantes recebem alimentação, transporte, uniformes, figurinos, apoio pedagógico, assistência social e atendimento médico e odontológico preventivo. A missão da escola é garantir acesso à cultura, educação e profissionalização, contribuindo para a transformação social por meio da arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube