Nesta semana, o Chuville Notícias tem recebido reclamações de pessoas que buscaram atendimento das Unidades Básicas de Saúde, os chamados “postinhos” e muitas vezes não encontraram atendimento no horário proposto. Desde 2023, a Secretaria de Saúde de Joinville tem implantado algumas mudanças, entre elas a ampliação do horário de atendimento até 19h. Mas alguns têm procurado o postinho às 16h e já não encontram atendimento.
Foi o caso de uma paciente, que preferiu não se identificar: “Já fui no postinho no fim da tarde e me disseram que a equipe de referência que atende a minha rua já tinha ido embora às 16h. Ué, mas o posto não fica aberto até 19h?, questionou ela.
As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF’s) agora possuem equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). O modelo segue o que determina a Política Nacional de Atenção Primária. Ou seja, cada equipe é formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem para atender determinadas ruas. Geralmente as equipes se dividem em dois turnos para cumprir o horário de atendimento, que começa às 7h e segue até 19h.
Uma grande parte da população e usuários do SUS não têm acesso à internet e não foram informados sobre estas mudanças. É aí que ocorrem os desencontros.
Farmácia do Jariva com atendimento até 16h
Outra reclamação foi da farmácia da UBSF Jarivatuba Belquise Ana Quintero, que estaria atendendo somente até 16h enquanto a unidade de saúde fica aberta até 19h. Os pacientes que precisaram buscar seus medicamentos, foram orientados a procurar as farmácias de outras unidades, tendo que custear assim o deslocamento.
A Secretaria de Saúde, por meio de nota da assessoria de imprensa, afirmou que o atendimento da farmácia do posto do Jarivatuba já está normalizado desde a semana passada, no entanto não detalhou o que teria motivado o fechamento mais cedo.
Já em relação às equipes da Estratégia Saúde da Família, a Secretaria reforçou que os horários de atendimento estão publicados no site da prefeitura e que “qualquer pessoa pode consultar”. No entanto o site não explica quais equipes atendem determinadas regiões, já que há divisão territorial de atendimento.
A nota ainda finaliza: “Caso algum usuário tenha uma reclamação específica, por exemplo, sobre não ter conseguido agendamento, a orientação é que este usuário faça o registro oficial pela Ouvidoria da Prefeitura de Joinville informando o nome da Unidade em que está tentando agendamento e demais detalhes relacionados à situação. Desta forma, a Secretaria da Saúde poderá avaliar o caso e responder adequadamente, de acordo com a demanda do usuário”.