Adolescentes de 15 e 16 anos já podem receber a vacina contra a dengue em Joinville. A ampliação foi autorizada pelo Governo de Santa Catarina, seguindo a deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A Secretaria de Saúde do município estima que cerca de 6 mil jovens nessa faixa etária possam ser imunizados.
A decisão leva em conta a disponibilidade de doses no estoque, garantindo que aqueles que já tomaram a primeira dose possam completar o esquema vacinal.
A ampliação não compromete a vacinação do público-alvo original da campanha, que inclui crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Atualmente, a cobertura vacinal contra a dengue em Joinville é de 54% para a primeira dose e 27% para a segunda.
A cidade de Joinville registra uma cobertura vacinal superior à do estado de Santa Catarina. Atualmente, com 53% na primeira dose, enquanto o estado apresenta 43,95%, a cidade demonstra um pequeno avanço, mas ainda está abaixo das expectativas do Ministério da Saúde, que recomenda 90% de imunização. Quando comparadas às segundas doses, os índices são ainda menores: 27% em Joinville e 20,65% no estado.
O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A imunização só é considerada completa após a segunda aplicação. “A Secretaria de Saúde tem intensificado a busca ativa para garantir que crianças e adolescentes completem o ciclo vacinal”, afirma Aline Berkenbrock, gerente de Vigilância em Saúde de Joinville.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde.
Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. Pessoas que tiveram dengue nos últimos seis meses, apresentem suspeita da doença ou estejam com febre e sintomas gripais não podem ser vacinadas no momento.
A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com exceção da unidade do Jativoca, e na Sala Central de Imunização, localizada na Rua Abdon Batista, 172.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O horário de funcionamento das UBSFs pode ser consultado no site da Prefeitura. Não é necessário agendamento, mas a orientação é chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento das unidades.