Com a última edição da Fenachopp realizada em 2003, a maior cidade catarinense ficou de fora da rota das grandes festas tradicionais alemãs. De lá para cá já foi tentado realizar diversas outras opções, como a Festa das Tradições e a Bierville, mas nenhuma alcançou o público e a longevidade da Fenachopp. Mas o tempo de espera acabou. Ao menos é o que garante o idealizador da Fenachopp, Laércio Beckhauser.
Em conversa com o Chuville Notícias, o conhecido empresário, idealizador e entusiasta da Fenachopp disse que nunca deixou de sonhar com o retorno da tradicional festa alemã. De 1988 a 2003 foram edições memoráveis, que além de boa cerveja, comida típica, música e muita tradição alemã envolvida, gerava empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local e regional.
“A festa acabou porque lá em 2003 a Vigilância Sanitária entendeu que não poderíamos vender comida, além de diversos impedimentos legais da época. Então antes que nossa festa ficasse descaracterizada, resolvemos pausar a Fenachopp”, conta.
Nesta quinta-feira (6) haverá uma reunião para alinhar detalhes, como a definição do local, por exemplo.
Instituto Fenachopp para garantir a festa
Laércio também conta que foi criado o Instituto Fenachopp, de forma a garantir a continuidade da festa, colocando novamente Joinville no calendário das grandes festas tradicionais catarinenses. Ele adianta que para este ano será apenas um ou dois fins de semana de folia garantida entre o fim de setembro e o começo de outubro. Apenas o local ainda não está decidido: Expoville ou o Complexo do Centreventos Cau Hansen.
“Com o Instituto e com a marca da Fenachopp registrada nós garantimos que a festa continue em Joinville. Para este ano ainda não definimos a data, mas ela voltará de certeza. Vamos recomeçar pequenos, apenas em um fim de semana ou dois. Mas temos uma meta de até quatro anos para solidificar e fazer até melhor do que fazíamos na época”, explica ele.
Alguns patrocinadores já garantidos
O tradicional empresário do ramo do chocolate afirma que, desta vez, não irá bancar a festa junto com seu ex-sócio. Novos grandes patrocinadores já assinaram para tirar essa festa do papel, porém ainda não podem ser citados. Com o título de “Cidadão Honorário de Joinville”, Laércio Beckhauser garante que será um retorno triunfal: “Teremos tudo o que uma festa digna alemã tem direito: comida, chopp, água, refrigerante, danças e músicas típicas, muita alegria para toda a família, será inesquecível”.
A volta da Fenachopp seguirá a tendência da Oktoberfest da Alemanha: não fazendo mais sua festa no mês de outubro. “Além de ser um mês de eleições, também temos registro de muita chuva e enchentes na nossa região, por isso vamos antecipar para o início da primavera”, justifica.
Os detalhes sobre a definição do local e data da volta da Fenachopp ainda serão passados no programa Café com Chuville na 89FM, que vai ao ar aos sábados, às 12h.
Láercio também deu detalhes no Podcast do Grupo Marka. Veja aqui.
Para outras informações, acesse https://www.fenachoppjoinville.com.br/
https://www.youtube.com/watch?v=1hYs34QhKW
Respostas de 2
Nosso site:… www.fenachoppjoinville.com.br
Veja informações sobre o instituto Fenachopp Joinville
Nosso site:… www.fenachoppjoinville.com.br