Joinville foi reconhecida, pelo quinto ano consecutivo, com o Certificado do Selo MigraCidades 2024, concedido pela Agência da ONU para as Migrações (OIM).
O selo destaca iniciativas do município para acolhimento e integração de migrantes ao longo do ano.
A cidade está entre os 47 municípios brasileiros contemplados. O reconhecimento tem como objetivo apoiar os governos locais no aprimoramento das políticas migratórias.
Segundo Aline Sikorski, coordenadora de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social (SAS), a certificação reflete o compromisso da Prefeitura com a governança migratória, promovendo políticas de igualdade e dignidade para os migrantes.
Em 2024, as ações envolveram capacitações, diagnósticos e iniciativas articuladas entre as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Comunicação, Cultura e Turismo, além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Entre os destaques do ano, Joinville realizou a 1ª Conferência Municipal de Migrações, Refúgio e Apatridia e iniciou um serviço de regularização migratória e orientação a direitos em parceria com instituições.
O município também promoveu eventos culturais voltados à inclusão de migrantes e capacitou servidores públicos. Além disso, a Cartilha da Rede de Atendimento aos Migrantes foi atualizada e disponibilizada em cinco idiomas.
As ações são acompanhadas pela Comissão Intersetorial de Atenção aos Povos e Comunidades Tradicionais, Migrantes, Refugiados e Apátridas.