Na tarde desta segunda-feira (27), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu três mandados de busca e apreensão em Joinville, em um desdobramento da Operação Venefica.
A ação apura se um dos réus da operação, mesmo proibido judicialmente, voltou a exercer a profissão de biomédico e a atender pacientes de forma clandestina em sua própria residência, com a ajuda de terceiros.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville e cumpridas em três endereços distintos na cidade. A investigação é conduzida em parceria com a 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville.
Entenda a Operação Venefica
Deflagrada em agosto de 2023, a Operação Venefica desarticulou um esquema de crimes contra a saúde pública envolvendo donos e funcionários de clínicas de emagrecimento, médicos e nutricionistas em Joinville.
As investigações revelaram que o grupo produzia e receitava medicamentos para emagrecimento, ganho de massa muscular e melhora da performance física, utilizando substâncias cuja venda é proibida.
O caso segue sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas quando os autos forem liberados.