Moradores da Vigorelli procuraram o Chuville Notícias reclamando de um problema que muitos têm enfrentado após a instalação do tratamento de esgoto sanitário. A área passou por regularização e implantação de diversos serviços, como luz elétrica, pavimentação, paisagismo, entre outros. As obras foram entregues no ano passado, fruto de um Termo de Ajuste de Conduta entre o Ministério Público e a prefeitura de Joinville.
Segundo eles, tem se tornado comum o retorno de esgoto pelo dreno de alguns terrenos, chegando em alguns casos até entrar nos imóveis. Além disso, em outros terrenos não teria sido realizada a drenagem correta. E quando chove, segundo relatos a esta reportagem, a situação piora. “Já chamamos a Águas de Joinville aqui várias vezes, eles chegam, abrem buraco, mas não resolvem o problema, já estamos há alguns meses assim”, reclamou uma moradora.
Outras reclamações também foram feitas em relação à cobrança de IPTU, que estaria sendo feita incorretamente. “A gente aqui é pescador, ganha pouco e sempre viveu isolado, agora que arrumaram tudo, estão considerando até nosso espaço de trabalho, a gente não tem condições de pagar tudo isso de imposto, é injusto”, disse outro morador que preferiu não ser identificado.
Veja os vídeos:
O que diz a prefeitura
Por meio de assessoria de imprensa, a Companhia Águas de Joinville, responsável pelas obras de saneamento na Vigorelli, região nordeste da cidade, reconheceu os problemas relatados e disse que está providenciando ajustes. Já em relação aos valores cobrados do IPTU, a prefeitura de Joinville afirmou que, uma vez legalizados, todos os terrenos estão sendo cobrados conforme metragem de área construída, seguindo as regras vigentes.
Ao todo são 155 imóveis cadastrados, sendo que 88 deles devem pagar entre R$ 101 a R$ 500 de IPTU, podendo os valores serem parcelados em até 10 vezes. Caso o morador se sinta prejudicado, é possível fazer a contestação até o dia 7 de fevereiro, tanto pela internet, no site da prefeitura, quanto presencialmente na Unidade Regional de Obras Nordeste. O agendamento é feito pelo aplicativo Joinville Fácil.
Veja a nota enviada pela prefeitura:
A área conta com diversos estabelecimentos com movimento mais intenso, geradores de grandes quantidades de gordura, como bares e restaurantes, e caixas de gordura subdimensionadas ou sem manutenção e que acabam permitindo que esse material seja liberado diretamente na rede de esgoto, o que pode ocasionar entupimentos e dificultar o escoamento adequado.
Além disso, durante os períodos de chuva, a situação se agrava devido à infiltração de águas pluviais, provenientes de ligações nas residências e da infiltração nas tampas das caixas de inspeção. Na Vigorelli, a falta de calçadas em várias ruas resultou na instalação das caixas de inspeção em locais de passagem de veículos, facilitando a infiltração de águas pluviais nas tampas e comprometendo o funcionamento do sistema de esgoto.
Para resolver essas questões, a Companhia vem executando uma série de medidas na Vigorelli, como reparos e fiscalização domiciliar das ligações de esgoto. Dessa forma, a fiscalização domiciliar será intensificada, com foco na infiltração pluvial nas residências. Também serão realizadas ações para vedar as tampas das caixas de inspeção, além de uma fiscalização específica nos imóveis geradores de gordura, com o objetivo de redimensionar as caixas e conscientizar os proprietários sobre a importância da manutenção periódica.