A prefeitura de Joinville divulgou a entrega do novo setor de atendimento infantil da UPA Sul, na tarde desta quarta-feira (18). Segundo informação disponibilizada à imprensa, o espaço conta com 252 m², três consultórios novos, uma sala de classificação de risco e cinco novos leitos, totalizando oito destinados especificamente às crianças.
Porém de acordo com servidores da UPA Sul que procuraram o Chuville Notícias, os leitos disponibilizados no novo setor não são adequados, são na verdade poltronas que foram desativadas após a epimedia de Dengue, no começo deste ano. A própria sala entregue hoje era utilizada para hidratação, onde os pacientes sentavam nas mesmas poltronas que hoje são consideradas leitos infantis.
Os servidores contaram a esta reportagem que as poltronas desativadas foram colocadas na sala de medicação, porém houve denúncia junto à Vigilância Sanitária, a qual solicitou que o mobiliário fosse retirado de lá. Também disseram que a unidade conta apenas com dois berços, que estariam “velhos e enferrujados” e que os mesmos foram disponibilizados ao novo setor.
O que diz a prefeitura
Em resposta a esta reportagem, a prefeitura de Joinville reafirmou que a “unidade recebeu mobiliário e equipamentos necessários ao atendimento, onde foram investidos cerca de R$ 700 mil na readequação do espaço”.
Já em relação à sala ter sido usada antes para os pacientes com Dengue, a assessoria de imprensa disse que existem ações planejadas em todas as Unidades Básicas de Saúde para hidratação. “As melhorias nos espaços para atendimento infantil na UPA Sul não impedirão que o tratamento adequado para pacientes com dengue continue sendo realizado em Joinville”, finalizou a nota.