A Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, é pioneira na aquisição do primeiro robô humanoide do país. Importado pela Gohobby, empresa especializada em drones, o equipamento foi fabricado pela chinesa Unitree e será utilizado no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).
O robô, capaz de reproduzir movimentos humanos, realizar tarefas complexas e interagir com o ambiente, possui recursos avançados como reconhecimento facial e de voz.
De acordo com a Udesc, ele contribuirá para projetos acadêmicos, impulsionando o desenvolvimento de programas inovadores voltados para saúde, indústria e educação. “A tecnologia vai nos ajudar a criar soluções e aproximar a comunidade da robótica”, destacou Douglas Bertol, professor do Departamento de Engenharia Elétrica.
Além do humanoide, a Gohobby já trouxe ao Brasil o cão-robô da mesma fabricante, utilizado em ambientes desafiadores como plataformas de petróleo, áreas afetadas por desastres e monitoramento de segurança.
Este ano, o DJ Alok viralizou ao mostrar seu cão-robô interagindo com seus filhos, destacando a versatilidade dos produtos da Unitree.
A novidade reforça Joinville como um polo de inovação tecnológica, com potencial de integrar ainda mais a robótica ao cotidiano acadêmico e industrial da região.