Santa Catarina recebeu 299 novos profissionais do programa Mais Médicos neste ano, somando agora 922 médicos em atividade no estado. O reforço amplia a atenção primária à saúde em municípios e comunidades indígenas.
Em todo o país, o programa contou com a adesão de 6.729 médicos em 2024, atuando em mais de 2 mil municípios, com foco em áreas de maior vulnerabilidade social. Atualmente, 26.756 profissionais estão distribuídos em 4.412 cidades e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
O Ministério da Saúde destacou que, desde a retomada do programa em 2023, o objetivo tem sido levar médicos a locais distantes dos grandes centros e periferias urbanas. Segundo o secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde, Jerzey Timóteo, o programa fortalece a Estratégia Saúde da Família, essencial para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o Encontro Nacional das Referências do Programa Mais Médicos, realizado na última sexta-feira (6), o governo ressaltou a importância das referências regionais, que atuam diretamente no monitoramento e na gestão do programa junto às comunidades locais.
“O Mais Médicos é um meio fundamental para fortalecer a atenção primária à saúde no Brasil. Em 2025, nosso foco será consolidar as metas e políticas retomadas desde o início da gestão”, afirmou Wellington Mendes Carvalho, diretor do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária.