O Legislativo joinvilense no radar do Chuville Notícias. As principais discussões da semana dos vereadores que você elegeu estão aqui! Bora acompanhar?
Camelódromo pode ser leiloado por R$ 1,95 milhão, decide CCJ
Em uma votação apertada, a Câmara de Joinville, por meio da Comissão de Constituição e Justiça, autorizou a venda do Camelódromo da Beira-Rio. A decisão, tomada após três anos de análise e diversas modificações no projeto original, permite que o imóvel seja leiloado. A prefeitura justifica a venda pela ineficiência do local em atender seu propósito inicial de abrigar pequenos empreendedores. A proposta, que já havia sido apresentada em 2021, foi aprovada após a resolução de dúvidas levantadas pela Procuradoria Jurídica da Câmara.
Vereadores cobram explicações da prefeitura sobre indicações sem resposta
Em reunião da Comissão de Urbanismo, técnicos da prefeitura prestaram esclarecimentos sobre 35 indicações apresentadas por vereadores, a maioria relacionadas a questões de trânsito. Um dos casos que mais gerou debates foi a proposta de alterar o sentido da rua Guarapuava, no bairro Floresta. A prefeitura informou que está estudando a possibilidade de transformar a via em mão única, em conjunto com a rua Lacerdópolis, mas descartou a opção de mão inglesa devido às características da via. O vereador Wilian Tonezi (PL), que havia sugerido a mão inglesa em 2021, acompanhou a discussão.
Câmara teve encontro de afroempreendedoras nesta semana
A empresária e líder do Movimento Topázio, Abidjan Santos Rosa, foi a palestrante do primeiro Encontro de Afroempreendedoras de Joinville. O evento, promovido pela Procuradoria da Mulher e pela Escola do Legislativo, aconteceu nesta quinta-feira (12), às 19h, no plenarinho da Câmara de Vereadores. Com o tema “As dificuldades e os desafios para conquistar a autonomia financeira”, o encontro buscou inspirar e capacitar mulheres negras que desejam empreender. Abidjan, que iniciou sua jornada com poucos recursos, compartilhou sua trajetória de sucesso e ofereceu dicas para superar os desafios do empreendedorismo.
Vereadores da próxima legislatura foram diplomados
Em uma cerimônia oficial, realizada na tarde da última quinta (12), o Tribunal Regional Eleitoral diplomou os 19 vereadores eleitos no último dia 6 de outubro, em Joinville. Prefeito e vice também foram diplomados no mesmo evento. Agora é só esperar a posse, marcada tradicionalmente para acontecer no primeiro dia do ano. E a partir desta data, será hora de cobrar de cada um deles sobre suas atitudes, muito embora boa parte do Legislativo joinvilense tenha sido reeleita.