A partir desta semana estreia aqui, no Chuville Notícias, o conteúdo que vai deixar você a par do que aconteceu durante a semana na nossa Câmara de Vereadores.
A vida de todos está corrida, muitas vezes mal dá tempo de zapear alguma informação na rede social. Assim o Chuville Notícias deixa tudo prontinho para você, com textos curtos, resumindo bem as principais atividades dos vereadores que elegemos no Poder Legislativo.
Bora lá?
Festas juninas e sobrepeso
Na Comissão de Educação, na segunda (18), associações de pais e professores pediram a realização da reunião para defender a promoção de festas juninas nas escolas. Eles reconheceram que os eventos comercializam produtos que não são saudáveis para as crianças, como cachorros quentes e refrigerantes, porém defenderam que as vendas garantem uma arrecadação que banca investimentos nas escolas.
Mais de 35% dos alunos da rede municipal de ensino em Joinville estão acima do peso. O índice cresceu nos últimos dez anos, em 2014, era 31%. Os números foram revelados por representantes da Secretaria de Educação.
O diretor executivo de Infraestrutura na Secretaria da Educação, Felipe Hardt, esclareceu que é necessário que estes eventos cumpram as legislações estaduais e federais para garantir a segurança alimentar das crianças.
Consciência Negra
A Câmara homenageou com a Medalha Antônia Alpaídes cidadãos que desempenham importante papel na defesa de pessoas negras, na noite desta segunda(18). Foram agraciados com a medalha Najara Machado Sestrem (indicação do Republicanos), Jandira Alvarenga (indicação do PL), Dormino Bernardes Filho (indicado pelo MDB), Olívio Cristino (indicação do PSD) e Maria Corinda da Silva Ferreira (indicada pelo PT).
Conteúdo sexual nas escolas
O prefeito Adriano Silva (Novo) sancionou o projeto de lei de Diego Machado (PSD) que permite a proibição de execução em escolas de músicas e videoclipes com letras e coreografias que façam apologia ao crime, ao uso de drogas ou que expressem conteúdos sexuais.
Segundo a Lei nº 9.753/24, a prefeitura poderá designar diretor ou gestor de escola como responsável por fiscalizar o cumprimento da lei, bem como sobre a interrupção imediata do evento em caso de descumprimento, dentre outras medidas punitivas a serem regulamentadas. Cidadãos também poderão fiscalizar.
Integridade infantojuvenil
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou redação final do projeto de lei de Wilian Tonezi (PL) que trata do que o vereador chama de “respeito da administração pública municipal à dignidade e integridade sexual de crianças e adolescentes”.
Alvo de debates intensos, tanto na Comissão de Cidadania quanto no plenário, o texto chegou a ficar em debate por três sessões antes de ser efetivamente votado.
Assim como a proposta original, o texto segue vedando o uso ou acesso por crianças e adolescentes a materiais obscenos ou pornográficos em instituições controladas direta ou indiretamente pelo poder público.
Jovem Autor
O concurso de redação e desenho da Escola do Legislativo de Joinville revelou os ganhadores na noite de quinta (21), em sessão solene. Os nomes dos vencedores e suas categorias estão em www.camara.joinville.br.
Uma resposta
Parabéns por essa coluna…adoro política e com certeza assim, o público joinvillense poderá conhecer e fiscalizar os trabalhos de seus representantes Na Câmara Municipal.