Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Ato pelo fim da escala 6×1 é realizado em Joinville

Cerca de 100 pessoas compareceram em ato, na zona sul, assim como o Brasil inteiro repetiu atos neste feriado do dia 15 de novembro.

Redação, Portal Chuville

15 novembro 2024

editado em 15 novembro 2024

Compartilhe no Whats
Foto: Divulgação

Cerca de 100 pessoas compareceram em Joinville no ato pelo fim da escala 6×1. O movimento aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) e fez parte de movimentos parecidos em todo o Brasil. Na maior cidade do estado, a concentração aconteceu no Parque da Cidade, no bairro Guanabara. Diversos sindicatos estavam representados, como o Sinsej, além de movimentos sociais, como o Movimento Negro Maria Laura e partidos políticos com pautas sociais e de defesa dos trabalhadores.

O fim da escala de trabalho 6×1 ganhou a discussão pelo Brasil na última semana após a Proposta de Emenda Constitucional da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). Para poder tramitar no Congresso, Erika e seus apoiadores partidários conseguiram o número de assinatura necessário para que a proposta fosse discutida de maneira oficial.

As redes sociais também foram mobilizadas, ganhando destaque e sendo um dos assuntos mais comentados nesta semana. Os atos desta sexta-feira foram mobilizados pelo VAT (Vida Além do Trabalho), idealizado por Rick Azevedo (PSOL). A ideia é pressionar os deputados, sobretudo os de direita contrários à proposta, a abraçarem a causa.

O mundo inteiro discute temas parecidos, sendo já realidade em alguns países. Outros retrocederam, como a China. Embora a atual legislação trabalhista prevê que convenções específicas de trabalho possam reduzir as horas semanais trabalhadas, constitucionalmente o Brasil ainda adota 44 horas semanais com apenas um dia de folga.

Entidades empresariais já se posicionaram contra a proposta, porém até mesmo os deputados conservadores já se sentem pressionados a pelo menos discutir a ideia.

Conforme o Chuville Notícias já publicou nesta semana, outras propostas já foram encabeçadas pelo Congresso Nacional, porém não seguiram adiante. Ao todo nove PEC’s parecidas foram discutidas, sendo que uma está parada desde 2015, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS).

Respostas de 2

  1. Já é um absurdo essa escala existir mas prova que se o trabalhador nao lutar o patrao nao vai dar nada de mao beijada. #fimdaescala6x1! Venceremos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube