Se você é artista visual e quer se desenvolver no mercado de arte está aí uma oportunidade de ouvir pessoas que têm a dizer sobre o tema.
A Exposição “Caminhos – Jovens artistas joinvilenses”, que começou no dia 17 desse mês na Praça Central do Garten Shopping e vai até 18 e outubro traz na sua programação um bate-papo aberto para a comunidade sobre o tema: “Mercado de Arte e os caminhos para os novos artistas visuais se consolidarem”, com três profissionais da área que são também pesquisadoras, têm uma formação acadêmica bastante ampla, com doutorado, pós doutorado, mestrado e tem também vivência no mercado de trabalho das artes.
O bate-papo será no dia 7 de novembro, quinta-feira, a partir das 19h, na Praça Central do Garten. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo aplicativo do shopping.
A ideia é apresentar ao público, numa conversa informal, como anda o mercado das artes no Brasil e no mundo, e como a nova geração de artistas visuais está se apresentando para este mercado, cada vez mais tecnológico e com múltiplas ferramentas; quem de fato consome arte, os mecanismos de fomento e outros aspectos.
As três convidadas são: Alena Marmo, coordenadora do curso de Artes Visuais da Univille, a artista visual participante da exposição, Vitória Gaio e Katiana Machado, curadora, produtora e uma das sócias da Galeria 33, em Joinville.
Mais sobre as palestrantes
Alena Marmo
É Doutora em Artes Visuais, pela Universidade de São Paulo – ECA/USP (2016). Possui graduação em Educação Artística pela Universidade da Região de Joinville (2001) e Mestrado em Artes Visuais, na linha de pesquisa História, Teoria e Crítica de Arte, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Realizou Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, na linha de pesquisa Patrimônio, Memória e Linguagens. Atualmente trabalha na Universidade da Região de Joinville, onde atua como professora na graduação em Artes Visuais, Design e Publicidade e Propaganda, e na Pós-Graduação no PPG em Comunicação e Mediações Contemporâneas, além de ser Coordenadora Pedagógica do Programa Institucional de Extensão Arte na Escola-PIEAE. Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão contemplam principalmente os seguintes temas: história da arte global; teorias decoloniais, arte contemporânea, curadoria, curadoria educativa e ensino da arte. Além de professora pesquisadora, atua como artista, curadora independente, e é Diretora Cultural do Instituto Luiz Henrique Schwanke.
Vitória Gaio
Vitória é artista, arte educadora, pesquisadora, e atuante no setor cultural na sua cidade natal, em Joinville Santa Catarina. No seu processo artístico experimenta as linguagens do desenho, da pintura, fotografia e escrita, investigando os movimentos do corpo e suas possibilidades de existência. Seus interesses poéticos estão localizados nas questões de gênero e no universo onírico, já na pesquisa científica se dedica à preservação do patrimônio artístico e cultural. Participou de exposições em espaços públicos da cidade como a Casa da Cultura Fausto Rocha e a Casa da Memória, sendo a última com a curadoria de Ricardo Kolb. Atualmente se dedica ao fazer artístico e trabalha como arte educadora em uma instituição de ensino no bairro Morro do Meio.
Katiana Machado
Produtora Cultural e Executiva em projetos de cultura no estado de Santa Catarina. Atuação nas áreas de Artes Plásticas, Cinema e Vídeo e eventos culturais, desde 2015 desenvolvendo festivais e mostras de cinema e também exposições de artistas e obras, através de atuação na Galeria 33 | Arthouse Eventos | Estúdio | Fotografia de Dança. Mestra em Artes Visuais na linha de Teoria e História da Arte na UDESC (2024). Formação em Arquitetura e Urbanismo (2012), atuante (99-15) na área de licitações públicas, em empresa própria e de terceiros (projetos e construção). Conselheira do Instituto Luiz Henrique Schwanke Biênio 2017-2021. Curadora de exposições de artistas catarinenses desde 2019. Produtora Executiva das 4 Edições do JIFF – Festival Internacional de Cinema de Joinville. Diretora de Produção nos programas de cinema SHORTCUTZ e Short Film realizados em Joinville entre os anos de 2018 e 2024. Residência em NY (USA) entre os anos de 2014 e 2016 realizando vários workshops e atividades relacionadas as artes plásticas e monitoramento de acervo de arte contemporânea.
A exposição “Caminhos – Jovens artistas joinvilenses” é uma mostra coletiva com 22 artistas visuais e várias técnicas desenvolvidas por essa nova geração cidade segue aberta à até o dia 18 de novembro e tem produção e curadoria de Rodrigo Domingos.
Serviço
O Quê: bate-papo “Mercado de Arte e os caminhos para os novos artistas visuais se consolidarem”
Data: 7 de novembro, quinta-feira
Onde: Praça Central do Garten Shopping – em frente a Riachuelo – Av. Rolf Wiest, 333 – Bom Retiro, Joinville – SC
Horário: às 19h
Quanto: gratuito – inscrições pelo app do Garten Shopping
Informações
Garten Shopping
Telefone: 47 3042 9481
Instagram: @gartenshopping