A Cia Dionisos Teatro volta ao palco, agora em novembro, com a peça “Canção para a Mulher que se puxa pelos Cabelos”, que estreou em julho desse ano. A peça é uma criação coletiva a partir de textos da atriz Clarice Steil Siewert e de outros disparadores cênicos relacionados com as questões mulher-solidão-memória.
O espetáculo é dirigido ao público adulto e segue trajetória de dramaturgia própria e criação colaborativa da cia. O elenco é composto pelos atores Dê Deco Malena, Clarice Steil Siewert e Vinícius José, e tem a direção de Silvestre Ferreira.
As canções e musicalidade do trabalho foram criadas por Vinícius José e Dê Deco Malena com a colaboração de todo o grupo.
Para a preparação corporal, pesquisa em dança e figurinos, o grupo contou com a colaboração de Zilá Muniz, Doutora em Teatro pela UDESC que atua como coreógrafa, diretora, pesquisadora, preparadora corporal, figurinista e professora de dança contemporânea, improvisação e composição.
Na pesquisa de corpo e movimento, Zilá usou como recurso para a criação das espacialidades, movimentações e corporeidades algumas proposições somáticas que transitaram entre memória e sensações.
São corpos dançados pelas palavras da dramaturgia e provocados entre si pelas memórias em uma cartografia relacional.
Outra colaboração importante foi com o artista visual, performer e pesquisador Sérgio Adriano H, que contribuiu com propostas visuais e de performance. Na mútua afetação, Sérgio trabalhou com a investigação temática e elementos cênicos, através de imersões com o grupo.
A iluminação é de Flavio Andrade, que há quase 30 anos atua na área técnica teatral, além da criação com luz para espetáculos teatrais e audiovisuais.
Snopse
Quem é essa mulher, sentada à janela do seu apartamento?
Ela não diz, ela não grita, ela não chora.
Palavras que clamam, tessituras entre passado, presente e futuro que se trançam.
Mulher marcada pelo mistério e que se torna canção.
Uma dança de desorientação dos corpos que invocam solidões pelas memórias que persistem.
Pela história dessa mulher, pergunta-se quais mortes se morrem sozinhas?
As apresentações serão no Galpão de Teatro da AJOTE nos dias 22, 23 e 24 de novembro e os ingressos antecipados estão à venda pelo site: www.enjoyticket.com.br.
A peça teve seu projeto de montagem aprovado no Edital de Apoio do Simdec – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville.
As fotos do espetáculo são de Gabriel Bazt.
Serviço:
O quê: estreia da peça “Canção para a Mulher que se puxa pelos Cabelos”
Quando: 22, 23 e 24 de novembro, às 20h
Onde: Galpão de Teatro da AJOTE (rua XV de Novembro, 1383
Ingressos antecipados pelo site www.enjoyticket.com.br
Até o dia 21/11: R$ 35,00 + txs administrativas
Na bilheteria do teatro: R$ 40,00 + txs administrativas
Histórico da Cia
A Cia Dionisos Teatro foi criada em 1997, tem quase 30 anos, é a mais antiga da cidade, tem repertório com oito espetáculos, premiações nacionais e já fez apresentações para um público superior a 500 mil pessoas.
A Dionisos é reconhecida pelo trabalho na produção artística e arte-educução, que contribui, historicamente, para a formação cultural de Santa Catarina e do Brasil.
Em Joinville, a Dionisos inovou também quando levou o Teatro para o trabalhador da indústria da cidade em projetos educativos e de iniciação e formação teatral, em projetos em parceria os setores de RH e Gestão de Pessoas das empresas.
Silvestre
O diretor Silvestre Ferreira, professor e ator, foi também pioneiro na criação do Teatro Universitário em Joinville, presidente da Fundação Cultural e gestor de cultura com reconhecimento nacional na fase de criação e implantação dos planos municiais e nacional de Cultura.
QueR saber mis sobre história da Dionisos: https://dionisosteatro.com.br/o-grupo/