Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Vereadores ouvem não à terceirização do Hospital São José em Audiência Pública

Plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado na noite desta quarta-feira (16). Veja os principais momentos da discussão.

Redação, Portal Chuville

16 outubro 2024

editado em 16 outubro 2024

Compartilhe no Whats
Foto: Mauro Artur Schlieck

O plenário da Câmara de Vereadores ficou pequeno para tanta gente na Audiência Pública da noite desta quarta-feira (16). O encontro foi proposto pelo líder comunitário Reinaldo Pschaeidt Gonçalves à Comissão de Saúde da Câmara, afinal o tema terceirização do Hospital São José ainda não tinha sido discutido publicamente.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Brandel Jr. (PL) dirigiu a Audiência Pública, acompanhado pelos vereadores Ana Lúcia Martins (PT), Henrique Deckmann (MDB), Cassiano Ucker (PL), Lucas Souza (Republicanos), Neto Petters (Novo), Erico Vinicius (Novo) e pelo presidente do Legislativo Diego Machado (PSD).

Diversas entidades estavam representadas, como o Sinsej (Sindicato dos Servidores Públicos), Movimento Negro Maria Laura, DCE da Univille, além de associações de moradores, partidos políticos e trabalhadores da saúde. Por parte da prefeitura, estiveram presentes técnicos da Secretaria de Saúde e da Administração e Planejamento, que destacaram a viabilidade técnica de terceirização do Hospital São José por meio do estudo contratado junto à Fipe.

 

Organização Social rejeitada

A ideia de colocar uma Organização Social para comandar o Hospital considerado referência em Santa Catarina, sobretudo nas especialidades de ortopedia, oncologia e tratamento de AVC, foi rejeitada pelos presentes, com exceção de algumas falas de defesa.

Entre os destaques das falas esteve a presidente do Sinsej, Jane Becker, que lembrou dos problemas judiciais que as 11 OS’s qualificadas pela prefeitura enfrentam, segundo investigação feita pelo Ministério Público e Polícia Federal.

O proponente da Audiência Pública, Reinaldo, também falou que não houve publicidade por parte da prefeitura em relação aos estudos contratados para terceirizar o São José. Fato compartilhado pelo colunista político do Chuville Notícias, Elton Guerra. 

Já a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleia Aparecida Clemente Giosole, frisou que a posição do Conselho é contra a terceirização de qualquer unidade de saúde do município, fato já adiantado pelo Chuville Notícias. 

A Sociedade Joinvilense de Medicina, representada pelo seu setor jurídico, também mostrou preocupação na possibilidade de terceirizar o São José.

O vereador Cassiano lembrou que o estudo contradado junto à Fipe não foi enviado à Câmara para análise entre os parlamentares. Contextualizou também que o trabalho foi contratado com dispensa de licitação. “Sou contra Organização Social, afinal o São José tem muitas complexidades e valores de pagamento diferentes pelo SUS. Como será em uma eventual terceirização? A OS vai escolher atender os pacientes que lhe renderão mais lucro?” questionou.

A ex-secretária de Saúde e presidente do Partido dos Trabalhadores, Antônia Grigol, lembrou que atualmente as crianças que sofrem queimaduras são encaminhadas para atendimento em Florianópolis ao invés de serem atendidas no Hospital Infantil, atualmente sob gestão de OS.

Houve discussão acalorada, incluindo vaias e protestos, nas falas dos vereadores Diego Machado, Neto Petters e Erico Vinicius, os quais defenderam a terceirização do São José.

Já o vereador Brandel Jr disse a esta reportagem, após o encerramento da Audiência Pública, que o tema precisa ainda ser melhor discutido. “Me preocupa porque não temos detalhes de como vai ser, não chegou nada oficial para a Câmara analisar, então vamos acompanhar o movimento da prefeitura neste sentido a partir de agora, certamente vamos tornar a falar deste assunto mais publicamente”, disse ele.

O Instagram do Chuville Notícias publicou os vídeos das principais falas em seus stories. Siga-nos no @chuvillenoticias e veja o conteúdo, que fica disponível por até 24h.

Respostas de 2

    1. Vários são os Motivos que levam os eleitores a cometerem erros graves aos escolher seus representantes, grande mídia comprada, representantes religiosos, empresas que direcionam seus funcionários, a própria falta de interesse da sociedade sobre política, o inreresse de Vários setores em esconder a história política do país, a falta de conhecimentos ideológico dos partidos,( partidos políticos e seus representantes votaram contra igualdade salarial entre homens e mulheres. Como uma mulher pode votar em partidos que fizeram isso?) Acredito que ainda existm muitos outros motivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube