Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Chuville Notícias sofre censura do Poder Judiciário

Liminar deferida pelo juiz Edson Luiz de Oliveira, da 1ª Vara Cível da Comarca de Joinville, obrigou a retirada de matéria que denunciou caso suspeito de pedofilia, ocorrido em 2015.

Redação, Portal Chuville

25 setembro 2024

editado em 25 setembro 2024

Compartilhe no Whats

O portal Chuville Notícias, com mais de um ano no ar levando importantes reportagens sobre denúncias e causas sociais de Joinville, sofreu censura do Poder Judicário na última semana. O juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Joinville, Edson Luiz de Oliveira, deferiu liminar no dia 20/09/24, obrigando o portal a retirar matéria publicada no dia 07/02/24. A reportagem assinada pelo jornalista e editor do portal, Leandro Schmitz, falava sobre o caso suspeito de pedofilia, ocorrido em 2015, onde um agente político estaria envolvido.

Segundo a liminar, a reportagem precisa ser retirada “para se resguardar a inviolabilidade da vida privada e da moral do orarequerente”. E que tão logo a Justiça entenda que exista a culpa, o conteúdo poderá ser novamente publicado.

Este portal de notícias acatou a liminar, retirando a matéria do site e o post de suas redes sociais. Porém está recorrendo da decisão em instâncias superiores, bem como está sendo amparado judicialmente pelo processo movido contra seu editor e jornalista, Leandro Schmitz.

“Achei corajosa a atitude do agente político em me processar, sabendo ele o que de fato aconteceu. Esta atitude nos leva a refletir que ações nossas mudam a percepção da sociedade, onde ultimamente parece que o errado está certo e quem se atreve a mostrar a verdade merece ser crucificado, tal qual foi Jesus Cristo na cruz”, parafraseou Leandro Schmitz.

As ações judiciais seguirão seu curso e o trabalho deste portal independente continuará, mesmo com as tentativas de calar e censurar a imprensa. Imprensa esta que tem legalmente resguardada sua liberdade de atuação, de acordo com a Constituição Federal de 1988, além de outros entendimentos chancelados pelo Supremo Tribunal Federal.

“Não podemos permitir que a censura volte ao Brasil, como vem acontecendo aos diversos jornalistas investigativos pelo Brasil afora. Quem perde é a sociedade e a democracia, afinal é a informação que deixa de ser conhecida pelo público”, conclui Leandro.

Entenda o caso

A denúncia chegou em dezembro de 2023 e o jornalista investigou os fatos por dois meses. Após a publicação, diversos comentários foram feitos, com depoimentos, tanto publicamente nas redes sociais quanto em mensagens privadas, parabenizando a coragem de um veículo de comunicação em ter exposto a verdade. Além disso, novas situações foram relatadas, dando margem a uma segunda reportagem.

Os novos indícios chegaram a ser compartilhados pelo repórter a outro grande veículo de comunicação de Joinville. Mas nem este, nem ninguém repercutiu o caso, mesmo o assunto tendo centenas de comentários e compartilhamentos nas redes sociais. 

Chuville Notícias é destaque em várias denúncias

No ar desde julho de 2023, o portal Chuville Notícias, um site colaborativo e focado no compromisso social, tem se destacado dos demais veículos da cidade por seu jornalismo investigativo e independente. Atualmente é formado por oito pessoas.

Além da reportagem envolvendo o caso censurado pelo Poder Judiciário, o Chuville também publicou erros no processo de licitação que concedia o complexo do Centreventos Cau Hansen à iniciativa privada. Por conta da repercussão da matéria, a prefeitura de Joinville precisou anular e refazer o edital. Além deste processo licitatório, outras licitações com suspeitas foram alvo de matérias deste portal.

Também denunciou com exclusividade diversos casos de racismo, violência e assédio, como na reportagem de grande repercussão envolvendo a Escola Nagib Zattar, no Jardim Paraíso. 

Publicou em primeira mão os erros e dificuldades na terceirização da merenda escolar, implantada pela prefeitura de Joinville em setembro do ano passado, bem como relatou desperdício de alimentos e condições degradantes na alimentação destinada aos servidores plantonistas da UPA Sul. 

O Chuville Notícias foi o único veículo de imprensa de Joinville a publicar as condições insalubres de armazenamento de remédios e soro no Hospital Municipal São José. Bem como também denunciou a primeira tentativa de terceirização do referido hospital ainda no fim do ano passado.

Uma resposta

  1. Parabéns ao Chuville e ao editor pela coragem de mostrar as verdades que mais ninguém mostra. Jornalismo sério será sempre aquele balizado em FATOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube