A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), em parceria com a Ambiental, iniciou um novo serviço de logística reversa para a coleta de embalagens de vidro na cidade. A iniciativa visa promover benefícios econômicos, ambientais e para a segurança dos trabalhadores envolvidos na coleta e triagem dos materiais.
O novo sistema conta com 220 pontos de descarte voluntário (PEVs) específicos para vidro, espalhados por diversas localidades.
Entre eles, 150 contentores de mil litros foram instalados em vias públicas atendidas pela coleta seletiva, enquanto a região central recebeu 64 contentores menores, de 120 litros, posicionados ao lado de contentores já utilizados para outros tipos de resíduos.
Além disso, caçambas para coleta de vidro foram disponibilizadas em seis Unidades Regionais de Obras, abrangendo 86% do município e 45 dos 52 bairros de Joinville.
Nos PEVs, a população pode descartar vidros recicláveis como garrafas, potes, frascos de cosméticos e medicamentos, copos e taças.
É necessário que os materiais estejam higienizados antes do descarte, mas não precisam estar embalados. Vidros não recicláveis, como espelhos, lâmpadas, frascos de laboratório e vidro temperado, não devem ser descartados nesses pontos.
A coleta de vidro ocorrerá nos mesmos dias da coleta seletiva, com um caminhão exclusivo para o serviço, garantindo que o material seja encaminhado às cooperativas para reciclagem. Na região central, a coleta será feita diariamente.
Além disso, a Prefeitura também aprimorou o sistema de coleta do óleo de cozinha, adaptando todos os caminhões da coleta seletiva com compartimentos especiais para o armazenamento seguro do resíduo.
Para colaborar, os moradores devem descartar o óleo em garrafas pet bem vedadas e identificadas.
A localização dos pontos de descarte pode ser consultada no site da Prefeitura de Joinville, onde há mais informações sobre o descarte correto de resíduos.