Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Candidatos à prefeitura de Joinville participam do primeiro debate desta eleição

Veja o resumo do que foi o debate de 1h entre os candidatos Rodrigo Bornholdt (PSB), Carlito Merss (PT), Adriano Silva (Novo), Sargento Lima (PL) e Luiz Cláudio Gubert (MDB).

Redação, Portal Chuville

21 agosto 2024

editado em 22 agosto 2024

Compartilhe no Whats
Debate foi promovido pelo grupo NSC. Foto: Reprodução

O primeiro debate da campanha eleitoral deste ano aconteceu na tarde desta quarta-feira (21). Promovido pelo grupo NSC, os candidatos à prefeitura de Joinville, Rodrigo Bornholdt (PSB), Carlito Merss (PT), Adriano Silva (Novo), Sargento Lima (PL) e Luiz Cláudio Gubert (MDB) puderam fazer a primeira discussão sobre temas importantes à maior cidade de SC.

O Chuville Notícias vai resumir os pontos altos do debate e as ideias que cada um colocou hoje.

  • Rodrigo Bornholdt (PSB): O advogado, cônsul honorário da Alemanha em Joinville e que também já foi vice-prefeito e procurador do município, deixou claro que é preciso não focar no passado, mas colocar Joinville de volta ao mapa da qualidade e valorização de serviços públicos prestados. Recuperar o maior PIB (Produto Interno Bruto) para a cidade, que recentemente perdeu o posto para Itajaí, por exemplo. No campo da educação, pretende fazer como na Alemanha, onde as escolas públicas não são inferiores às unidades particulares. No campo do saneamento básico, questionou os investimentos que a atual gestão tem feito na usina de queima do lixo no aterro sanitário, além de lembrar que o joinvilense pagou tarifas incorretas de água e esgoto, como mostrado na ação do Ministério Público contra a Águas de Joinville.

  • Carlito Merss (PT): O economista e ex-prefeito de Joinville garantiu que, em seus primeiros 100 dias de governo, caso seja eleito, vai voltar a implantar o 14º salário aos professores da rede municipal, algo que, segundo ele, já está articulado com recursos de Brasília. No campo da mobilidade urbana, citou que 20 novos ônibus estão chegando para a cidade, fruto de outra articulação dele na capital federal. Já no assunto saúde, disse que vai retomar o seu projeto de governo da construção da UPA do Vila Nova. Aproveitou para criticar a atual gestão por ter deixado a cidade no nível C de capacidade de pagamento de empréstimos segundo órgão federal.

  • Adriano Silva (Novo): Tentando a reeleição, o candidato Adriano reforçou que a privatização de serviços públicos, como a implantação de Organizações Sociais, são a solução para diversos gargalos, como saúde e educação. O Hospital Municipal São José foi um exemplo citado em sua fala. No campo da mobilidade, disse que irá se empenhar para concluir as duplicações de duas importantes vias da cidade: a Ottokar Doerffel e a Santos Dumont, além da ponte das Anêmonas, na zona sul. Já no início do debate, provocou o candidato Rodrigo Bornholdt, tentando associá-lo ao socialismo autoritário e paternalista.

  • Sargento Lima (PL): O ex-deputado estadual tentou, durante o debate, associar sua imagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro e também ao governador Jorginho Mello, ambos do mesmo partido. No campo da educação, disse que pretende implantar creches que tenham vagas noturnas, de modo que os pais trabalhem neste horário e tenham onde deixar os filhos. Disse ser morador da zona sul e que pretende dar à cidade sua devida importância, porém não detalhou muito o que seria feito para tanto.

  • Luiz Cláudio Gubert (MDB): Concorrendo pela primeira vez, Gubert trouxe visões muito parecidas que seus antecessores do mesmo partido, como o ex-prefeito Udo Dohler. A saúde seria sua prioridade de investimento. Já no campo da mobilidade, reforçou que sistemas diferentes poderiam ser usados, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), além da redução das tarifas do transporte coletivo, podendo até a chegar à tarifa zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube