O projeto “Diálogos Arte para Todos”, realizado pelo Instituto Impar encerra sua série de eventos culturais por várias regiões de Joinville, nesta sexta-feira (26), junto aos moradores do bairro Itinga, na Fundação Padre Luiz Fachini Pró-Solidariedade e Vida, com atividades das 14h30 às 16h30 e entrada gratuita.
Na semana passada, o evento esteve no Jardim Edilene.
A programação
O “Dialólgos Arte para todos” leva à comunidade do Itinga nesta sexta, uma apresentação teatral, uma vivência artística e uma roda de conversa sobre o potencial da arte na vida e na saúde das pessoas, especialmente daquelas com deficiência.
O projeto “Diálogos Arte para Todos” é uma realização do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR, de Joinville, em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
Ao longo dos meses de junho e julho, os eventos culturais foram levados a sete bairros de diferentes regiões da cidade, todos em áreas de abrangência dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Os eventos culturais são uma forma de o Instituto IMPAR compartilhar com a comunidade e profissionais de serviços públicos, como a Assistência Social, práticas e reflexões desenvolvidas em experiências acumuladas em mais de 10 anos do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, focado em acessibilidade cultural.
Falta de acesso
A equipe do projeto também tem feito um levantamento com os participantes de cada evento sobre seus consumos e experiências relacionadas à arte e a oferta de atividades culturais no bairro.
Até agora, dos mais de 100 participantes, cerca de 40% estavam assistindo uma apresentação teatral pela primeira vez e 73% nunca participou de uma aula de teatro.
Ao final do projeto, os dados serão inseridos em relatórios analíticos e irão nortear outros trabalhos e ações do IMPAR, a fim de atender demandas de bairros periféricos de Joinville. Eles também serão compartilhados com as secretarias municipais de Assistência Social e de Cultura e Turismo de Joinville.
Muito bonito isso tudo!
O Instituto Impara fazendo história na promoção de uma sociedade mais feliz, por meio da Arte, da formação artística e da inclusão.
Uma jornada que o orgulha o joinvilense, Santa Catarina e é bem o Brasil que a gente quer.
Lembra que dia desses eu perguntava qual foi a realização de Joinville na gestão pública ou privada (empresas, instituições), que tínhamos “exportado” (deixado como um legado para o mundo), uma ideia, uma inciativa exemplar, nestes últimos anos?
Este jeito e capacidade de realização do Instituto Impar é um exemplo disso.