Uma das companhias de dança mais importantes da América Latina, segundo a crítica especializada, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), irá se apresentar na noite de gala do festival, neste domingo, dia 21.
A SPCD apresenta duas obras, “Odisseia” e “Gnawa”, que, segundo seus criadores, provocam reflexões sobre o mundo contemporâneo.
A primeira será “Odisseia”, criação da francesa Joëlle Bouvier. Ela mistura fragmentos das “Bachianas Brasileiras”, de Heitor Villa-Lobos, com “Paixão segundo São Mateus”, de Bach, e a voz de Maria Bethânia na música “Melodia Sentimental”.
Os bailarinos transformam-se em personagens e em elementos que representam os movimentos migratórios para falar, por meio da dança, sobre o impacto destes deslocamentos na identidade de quem parte e na compreensão do mundo de quem os recebe.
A segunda apresentação será “Gnawa”, a obra mais antiga da companhia ainda em repertório. Criada pelo espanhol Nacho Duato, a peça utiliza os quatro elementos fundamentais (água, terra, fogo e ar) para tratar da relação do ser humano com o universo.
O título refere-se aos gnawas, membros de confrarias místicas que vivem no Norte da África e utilizam a dança e a música para entrarem em uma espécie de transe. Este caráter ritualístico é percebido no espetáculo, em meio aos movimentos baseados nas populações ancestrais e na exploração da comunicação entre o homem e a natureza.
Dois bailarinos que estarão no palco pela SPCD já competiram e ganharam o Festival de Dança de Joinville. Ammanda Rosa, em 2006, e Yoshi Suzuki, em 2007, foram eleitos melhores bailarinos. Ambos fazem parte da SPCD desde a sua criação, em 2008.
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) foi criada em 2008 e é um corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo. É gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa. É uma companhia de repertório, com montagens que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e também obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais para a companhia.
A apresentação está marcada para domingo, dia 21, a partir das 19:00, no Complexo Centreventos Cau Hansen, com ingressos disponíveis no site do festival. Clique aqui para adquirir os ingressos