O povo palestino na Faixa de Gaza está sob ataque do sionismo (ultra-nacionalismo) judeu, num processo genocida de extermínio que se assemelha ao Holocausto promovido por Hitler durante a Segunda Guerra mundial. No último sábado (29), esse tema foi debatido no plenário do SINSEJ. Um dos debatedores foi Markus Sokol, fundador do PT e membro da executiva nacional do partido.
Em 18 de fevereiro, o presidente Lula deu uma declaração que expõe exatamente o que ocorre contra os palestinos sob as barbas da ONU sem qualquer interferência. “Eu não troco a minha dignidade pela falsidade. Quero dizer que sou favorável à criação do Estado palestino, livre e soberano. Que possa esse Estado viver em harmonia com o Estado de Israel”, disse o petista. “E quero dizer mais: o que o governo de Israel faz contra o povo palestino não é guerra. É genocídio, porque está matando mulheres e crianças”. Os bombardeios e as incursões terrestres do Exército de Israel já deixaram quase 35 mil mortos em Gaza, segundo o Ministério da Saúde local.
O jornalista Carlos Castro contribuiu com o Chuville Notícias, entrevistando Markus Sokol. Além do tema Palestina, foi abordado também sobre uma Constituinte Soberana e a alta taxa de juros no Brasil. Os áudios da entrevista seguem abaixo.