Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

UPA Sul é alvo de novas denúncias de falta de insumos e equipamentos

A unidade de Joinville está há uma semana sem receber o hipoclorito, um dos principais itens de higiene e de suma importância no dia a dia da UPA.

Redação, Portal Chuville

12 junho 2024

editado em 13 junho 2024

Compartilhe no Whats
Upa sul está há dias sem materiais básicos de higiene - Foto divulgação
Upa sul está há dias sem materiais básicos de higiene – Foto divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville (Sinsej) recebeu novas denúncias de falta de equipamentos e insumos para as atividades do dia a dia na UPA Sul 24 horas. Em visita da direção ao local, hoje, 12/06, foi constatada não só a falta de produtos, como o hipoclorito, material utilizado na limpeza, mas também o descaso com as instalações e a má conservação dos equipamentos da UPA.

Segundo funcionários, a Prefeitura é a responsável pela compra dos materiais, mas a logística de armazenamento e distribuição fica a cargo de uma empresa terceirizada que não tem feito a entrega dos insumos. Além do hipoclorito, há reclamações de falta de papel para impressão, removedor e sacos de lixo com identificação de infectante e não infectante.

“A gente pede, eles não entregam, e não temos a quem recorrer, pois não há ninguém da prefeitura no setor de distribuição. A empresa não manda e a gente que se vire”, contou uma funcionária da UPA ao Sindicato.

Durante a vistoria, foi constatado que as saídas de oxigênio, utilizadas nos monitores de frequência cardíaca, não estão disponíveis em parte dos leitos há pelo menos quatro meses.

As cadeiras utilizadas pelos pacientes durante o recebimento do soro estão rasgadas. Há relatos de que a prefeitura realizou a troca de algumas, mas com uma qualidade bem inferior às anteriores. Os banheiros têm vasos sem tampa e com iluminação precária.

O Sinsej informou que vai cobrar da Secretaria de Saúde uma resposta sobre as denúncias realizadas, assim como a situação e a fiscalização das empresas terceirizadas.

O que diz a Prefeitura

A Secretaria da Saúde informa que o fornecimento de hipoclorito já está normalizado. No início de junho, ocorreu um atraso na entrega de hipoclorito para a UPA Sul. Para garantir a continuidade dos atendimentos sem prejuízos, foi adotado o uso de ácido peracético nos dispositivos respiratórios, assegurando sua utilização de forma segura para os pacientes.

É importante ressaltar que, para a higienização de superfícies, o hipoclorito é contraindicado, sendo seu uso recomendado apenas para a limpeza do chão e sanitários. Para essa finalidade, foram utilizados desinfetantes e álcool 70%, com o intuito de manter a segurança da higienização da unidade.

Os materiais estão sendo regularmente entregues, conforme o planejamento para as atividades da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube