A palestra do escritor, Prof. e Dr. Paulo Soethe na 20ª Feira do Livro de Joinville reuniu professores, estudiosos e interessados na Literatura Alemã, instituições de Letras, estudantes de Direito e comunidade.
O encontro foi organizado pelo Consulado Honorário Alemão do Brasil para a Joinville e Região e foi mediado pelo cônsul honorário Rodrigo Bornholdt, teve o apoio do Bom Jesus/Ielusc e contou também no palco com a presença do advogado e fundador da Sociedade Cultural Alemã Carlos Adauto Virmond Vieira e de Silvio Ling, diretor geral do Bom Jesus / IELUSC.
Paulo Soethe é um dos mais renomados pesquisadores e tradutores da literatura alemã no Brasil.
Na palestra “Terra mátria, montanha mágica. Presença do Brasil na vida e obra de Thomas Mann”, o Prof. Dr. Paulo Soethe falou sobre os 100 anos da publicação da obra-prima do escritor alemão, o livro “A Montanha Mágica” e peculiaridades da vida do autor, que era filho de uma brasileira.
O livro “A Montanha Mágica” foi publicado em 1924, é considerado um dos melhores romances do século 20 e, no Brasil, tem tradução de Paulo Soethe.
Mann, que foi premiado com o Nobel de Literatura em 1929, tem uma ligação importante com o Brasil: sua mãe, Julia da Silva Bruhns, nasceu em Paraty, no Rio de Janeiro, filha de uma brasileira com um alemão.
A história da família de Thomas Mann é tema do livro “Terra Mátria”, de autoria de Soethe.
O evento fez parte das comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.
Leia mais sobre Paulo Soethe: escavador
Sobre o livro do professor Paulo Soethe: amazon
Sobre a A montanha mágica , de Thomas Mann: companhia das letras
Uma resposta
Grande dia, estes temas enriquecen ainda mais a feira do luvro. Grato Rodrigo pela iniciativa.