Nesta segunda-feira, 27, inicia-se em todo o Brasil a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite destinada a crianças menores de 5 anos de idade. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), o objetivo da campanha é resgatar crianças não vacinadas ou com a caderneta incompleta e, dessa forma, elevar as coberturas vacinais para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil, não apenas em Santa Catarina, mas em todo o país.
Desde 1989, Santa Catarina não registra casos da doença, fato diretamente relacionado aos altos índices de vacinação. Porém, desde 2018, o estado não atingiu a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Em 2023, o estado atingiu 90,36%.
Apesar de não haver registros de casos no Brasil desde a década de 90, há registros da doença em países como Paquistão e Afeganistão, o que indica que a doença não está erradicada.
O estado prevê um dia D de vacinação para o dia 08/06, sábado.
Esquema de vacinação
A vacina contra a poliomielite está prevista no Calendário de Vacinação de Crianças. Ela é uma vacina de rotina, o que significa que está disponível o ano todo nas salas de vacinação do estado, de forma gratuita. O esquema de vacinação consiste em três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses; e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) aos 1 ano e 3 meses e aos 4 anos.
Durante o período da campanha, as doses da VIP continuarão sendo aplicadas conforme o esquema recomendado, mas a dose da VOP passa a ser aplicada indiscriminadamente em todas as crianças de 1 a 4 anos, desde que já tenham recebido o esquema primário com a VIP.
Vacinação em Joinville
Em Joinville, as vacinas contra a poliomielite estão disponíveis na Sala de Vacina Central (rua Abdon Batista, 172, Centro) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), exceto as UBSFs Jativoca, Aventureiro III, João Costa e Comasa, que estão dando suporte no atendimento de pacientes com dengue, com as Enfermarias Especializadas e Unidade Sentinela.
A relação completa dos locais e horários de atendimento pode ser acessada no site da Prefeitura de Joinville. Não é necessário agendar atendimento, a orientação é chegar pelo menos meia hora antes do horário de fechamento das unidades.
Poliomielite ou paralisia infantil
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave e contagiosa que se caracteriza pela paralisia irreversível dos membros inferiores.
A pessoa infectada pelo vírus que causa a doença deve ser hospitalizada para tratar os sintomas, mas não há tratamento específico para a poliomielite. A vacinação é a única forma de prevenção.