Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Saque do FGTS liberado para famílias atingidas pela chuva em Araquari

Indígenas da região foram os mais afetados. Veja como fazer

Redação, Portal Chuville

26 abril 2024

editado em 26 abril 2024

Compartilhe no Whats
Saque FGTS - Foto divulgação
Saque FGTS – Foto divulgação

A Caixa Econômica Federal, liberou o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para famílias atingidas pela chuva, em fevereiro de 2024, em Araquari.

A Defesa Civil cadastrou 640 pessoas no relatório de afetados, que poderão sacar até R$ 6.200 do Fundo (se houver esse saldo na conta do contribuinte).

Entre os atingidos pela chuva há doze índios aptos a receber os valores do FGTS. Eles possuem vínculo empregatício urbano dentro das aldeias, trabalham como professores, agentes de saúde ou agentes de saneamento.

Para ter acesso ao benefício é preciso baixar o aplicativo FGTS, no celular, disponível na versão IOS e Android, e seguir o passo a passo:

1- Acessar o menu “meu saque”
2- Selecionar “Outras Situações de Saque”
3- Selecionar o motivo do saque (calamidade pública)
4- Escolher um canal para receber o FGTS – Caso tenha dificuldades de escolher se dirigir a uma agência da Caixa Econômica para orientações.
5- Enviar seus documentos: Tirando Fotos dos Documentos necessários direto no APP
6- Verificar seus dados e confirmar o saque
7- Acompanhe o andamento da sua solicitação de saque no próprio APP

Para os que atenderem os requisitos no APP, a Caixa Econômica poderá aprovar até o dia 04 de julho.

Em caso de dúvidas, o solicitante deve procurar uma Agência Bancária da Caixa mais próxima. O trabalhador pode indicar uma conta para depósito em qualquer instituição financeira ou sacar presencialmente o valor.

Relembre a situação

Entre os dias 24 e 25 de fevereiro de 2024, Araquari registrou 281.4 milímetros de chuva, o que era esperado para dois meses. No dia 25/02 a prefeitura decretou Situação de Emergência. Houve registros de inundações e dois deslizamentos de terra no município.

Os bairros mais afetados foram o Itinga, Centro e Rainha. A Defesa Civil, Bombeiros e equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura trabalham durante a madrugada atendendo as ocorrências.

Uma aldeia indígena, Tarumã, ficou isolada. Os índios foram levados para uma escola dentro da aldeia. Houve registros de inundações também nas aldeias Pindoty, Jabuticabeira e Yvaporu.

A Secretaria de Assistência Social do Município, e a Defesa Civil Estadual, doaram cestas básicas, colchões e água para os atingidos. Uma força tarefa foi realizada para recolher os entulhos e evitar acúmulo de materiais e consequentemente a reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube