Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Santa Catarina não vai ampliar faixa etária da vacinação

Joinville segue a decisão estadual, e a demanda por vacinas para o público-alvo ainda é considerada baixa.

Redação, Portal Chuville

21 abril 2024

editado em 21 abril 2024

Compartilhe no Whats
Vacinação Dengue - Foto divulgação
Vacinação Dengue – Foto divulgação

A recomendação de ampliação do público-alvo da vacinação contra a dengue, feita pelo Ministério da Saúde em 18 de abril, não terá adesão do estado de Santa Catarina.

A nota técnica do ministério indica que as vacinas com vencimento até 30 de abril podem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 e 16 anos (a recomendação era até 14 anos). Em estados que têm uma baixa adesão, com risco de perda de vacinas, a imunização pode ser ampliada para pessoas com até 59 anos.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), o estado não possui doses da vacina contra a dengue com vencimento em 30 de abril de 2024. Portanto, neste momento, não haverá ampliação da faixa etária de vacinação.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que até o momento recebeu duas remessas de doses da vacina contra a dengue do Ministério da Saúde. A primeira, de 29.100 doses, recebida em fevereiro e encaminhada para as regiões de Joinville e Jaraguá do Sul, tem vencimento em junho de 2024, e a segunda, de 21.655 doses, recebida no início do mês de abril e encaminhada para os municípios da Grande Florianópolis, tem vencimento em janeiro de 2025.

A Dive ainda repassou que, das doses encaminhadas para as regiões de Joinville e Jaraguá do Sul, 21.280 (73,12%) já foram aplicadas, e das encaminhadas para a região da Grande Florianópolis, foram aplicadas 7.661 (35,37%), segundo levantamento divulgado na última segunda-feira, dia 15.

A meta da aplicação da vacina na região Norte de Santa Catarina é de 71.468 doses. Com apenas 21.280 administradas, a cobertura vacinal, que equivale a 29,77%, ainda é baixa.

Joinville segue os passos do estado

Na quinta-feira, dia 18 de abril, a Secretaria de Saúde do município informou que as 3.986 doses disponíveis em Joinville não estão dentro desse prazo de validade. O vencimento delas vai ocorrer em 30 de junho.

Desta forma, a vacinação contra a dengue segue a orientação inicial do Ministério da Saúde e está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A imunização é feita com duas doses da vacina, aplicadas com três meses de intervalo.

Mesmo nessa faixa etária, quem teve dengue nos últimos seis meses ou que esteja com suspeita da doença, febre ou sintomas gripais não pode receber a vacina neste momento.

Até o momento, 68.121 casos foram notificados. Destes, 59,6% estão sob investigação, 21,1% foram descartados e 19,3% confirmados. Com 21 mortes confirmadas,  Joinville lidera o ranking de mortes em SC.

Veja os locais onde a vacinação ocorre

As Unidades Básicas de Saúde da Família e a Sala de Vacinação Central estão aplicando o imunizante contra a dengue especificamente em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172.

Não é necessário agendamento, mas a orientação é chegar aos locais de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento. Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no site da Prefeitura.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde, além de documento do responsável pela criança ou adolescente.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube