O “Cineclube Outubro” inicia as atividades em Joinville oferecendo um espaço voltado para a produção cinematográfica catarinense. O projeto vai exibir, de abril a novembro, 20 curtas-metragens e realizar atividades de formação, tudo gratuitamente. A primeira sessão será no dia 19 de abril, às 19h30, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Aventureiro, com dois filmes joinvilenses. O Cineclube Outubro é um projeto contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, Edição Especial Lei Paulo Gustavo, de 2023.
Com uma curadoria atenta às produções catarinenses, o Cineclube Outubro tem como critério de seleção obras que abordam temáticas sociais relevantes. As sessões terão um olhar atento a curtas-metragens que tratam sobre racismo, homofobia, questões indígenas, entre outras, sempre buscando filmes que desafiam os padrões estéticos convencionais e promovam reflexões críticas. Cada sessão exibirá dois curtas-metragens, seguidos por debates, estimulando a interação e o enriquecimento cultural dos participantes.
Primeira sessão debate a saúde mental e sentido da vida
A sessão de abertura do Cineclube Outubro exibirá dois curtas-metragens que tratam da saúde mental e questionamentos sobre a forma de viver a vida. Ambas as produções são joinvilenses e viabilizadas por meio de projetos de incentivo à cultura.
O curta-metragem “Além de Pablo” narra a história de um homem de 42 anos que procura ajuda profissional de uma terapeuta para tratar sua saúde mental. A trama aborda conflitos e situações vividas pelo protagonista em que a realidade se mistura com suas múltiplas personalidades. O filme foi produzido por Ebner Gonçalves e lançado em 2022.
A outra exibição da noite será o curta-metragem Jantar a Dois, de Luciano Alves. A produção de 2012 conta a história de um homem em busca do sentido da vida. Através de um diálogo mortificante, o protagonista tenta encontrar respostas às suas indagações existenciais.
Cronograma de sessões
Todas as sessões acontecerão no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no bairro Aventureiro (rua Theonesto Westrupp, 627 – Aventureiro), sempre às 19h30. As datas são 19 de abril, 10 de maio, 24 de maio e 14 de junho. As datas do segundo semestre serão divulgadas em breve. Os curtas-metragens de cada sessão serão divulgados nas semanas anteriores às exibições.
Cineclube Outubro terá formações gratuitas sobre de cinema
Além das exibições, o cineclube oferece contrapartidas sociais direcionadas à formação sobre cinema e produção audiovisual. O projeto prevê opções de capacitação, tanto teóricas, quanto práticas. Os encontros acontecerão no segundo semestre com datas ainda a serem confirmadas.
A oficina “Documentário criativo com celular: teoria e prática” mostrará as possibilidades de utilização da linguagem audiovisual como forma de expressão artística e comunicacional. A proposta é conhecer como funciona o processo de criação, desde a escrita de um argumento, passando pela produção da filmagem até a montagem, edição e exibição. O curso terá carga horária de 16 horas e será dividido em quatro partes, sendo duas teóricas e duas práticas.
O Cineclube Outubro também oferecerá uma formação especial tratando da nouvelle vague, François Truffaut e Jean-Luc Godard. Sob o título “A formação de um olhar: breve história crítica de um olhar, cinema e formação na nouvelle vague – Godard e Truffaut”, o professor Alexandre de Oliveira Torres Carrasco vai debater noções de crítica cinematográfica. A formação é voltada tanto para iniciantes quanto para pessoas com alguma experiência e conhecimento no assunto.
Por que Outubro?
A escolha do nome “Outubro” é uma homenagem a Serguei Eisenstein, pioneiro da linguagem cinematográfica. O filme Outubro, lançado em 1928, conta a trajetória da revolução russa de 1917 e revolucionou a montagem cinematográfica. O cineasta russo foi um grande defensor do cinema como ferramenta educativa e crítica. Da mesma forma, esse é o compromisso do cineclube com a valorização da arte e do pensamento crítico.
Este projeto surge em um contexto onde a produção audiovisual catarinense tem crescido significativamente, mas ainda enfrenta desafios quanto à exibição e à difusão de suas obras. O Cineclube Outubro representa, portanto, uma importante iniciativa para a promoção do cinema local e regional, oferecendo uma alternativa cultural enriquecedora para a população de Joinville e arredores.