Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

“Eu voltei!”

No seu retorno depois de um período afastado para pequenos ajustes na vida, Rafael do Nascimento traz considerações acerca dos últimos acontecimentos na política local. Declaração da secretária de saúde, articulações para as eleições, hospital de campanha e mais algumas coisas. Confere aí!

Redação, Portal Chuville

18 abril 2024

editado em 18 abril 2024

Compartilhe no Whats

O Retorno do Colunista: Uma breve ausência para ajustes na vida

Caros leitores,

É com imensa satisfação que retorno ao Chuville após um breve período sabático. Durante esse intervalo, busquei realizar pequenos arranjos tanto na minha vida profissional quanto pessoal, visando um retorno ainda mais vigoroso e inspirador às minhas reflexões aqui compartilhadas.

Assim como na célebre canção de Roberto Carlos, “O Portão”, que narra o reencontro após um afastamento temporário, enxergo este momento como uma oportunidade de retomar os laços com todos vocês. Durante minha ausência, pude refletir sobre os temas que mais me apaixonam e me renovar para trazer ainda mais conteúdo relevante e instigante às nossas conversas.

Neste retorno, comprometo-me a continuar oferecendo análises perspicazes, opiniões embasadas e insights valiosos sobre os assuntos que permeiam nosso cotidiano. Espero que, assim como eu, vocês tenham saudade desse diálogo e estejam ansiosos para retomá-lo com renovado vigor.

É um prazer estar de volta!

Crise da Dengue em Joinville: lideranças buscam apoio do Ministério da Saúde

Lideranças políticas de Joinville, dentre elas a presidente do SINSEJ, Jane Becker, realizaram um encontro com representantes do Ministério da Saúde com o propósito de discutir medidas emergenciais em razão do quadro caótico instalado na cidade por conta da Dengue. Embora nenhum representante da prefeitura estivesse presente, a representação do governo federal sinalizou apoio financeiro para estrutura, leitos e equipes técnicas. A comitiva joinvilense também contou com a presença do ex-vice-prefeito Rodrigo Bornhold que mencionou a necessidade de mais engajamento do governo municipal em relação á essa questão. A expectativa é que um Hospital de Campanha seja implantado a partir de junho para aliviar a sobrecarga nas unidades de saúde locais.

Declaração polêmica da secretária de saúde de Joinville gera indignação nacional

A declaração da secretária de saúde de Joinville, Tânia Eberhardt, comparando as filas de atendimento nos hospitais da cidade com o tempo de deslocamento até as praias da região Norte de Santa Catarina, repercutiu nacionalmente e causou indignação.

A fala controversa e infeliz ocorreu durante uma reunião da Comissão da Saúde na Câmara de Vereadores de Joinville, no último dia 10. Eberhardt foi duramente criticada por minimizar a gravidade da situação enfrentada pelos pacientes que aguardam atendimento nos hospitais, em meio à crise na saúde pública.

A comparação inapropriada gerou repúdio nas redes sociais e entre autoridades locais e nacionais. O episódio levantou debates sobre a sensibilidade e o comprometimento dos gestores de saúde diante das demandas da população.

Até o momento, a secretária não se manifestou sobre o ocorrido, enquanto a repercussão negativa da declaração continua a crescer, evidenciando a necessidade de um posicionamento claro e responsável das autoridades frente aos desafios enfrentados pelo sistema de saúde.

Solidariedade fecha acordo com PSB em apoio à candidatura de Rodrigo Bornholdt em Joinville

O Solidariedade anunciou oficialmente seu apoio à candidatura de Rodrigo Bornholdt, pré-candidato a prefeito pelo PSB, nas próximas eleições municipais de Joinville. O acordo foi formalizado em reunião entre representantes dos dois partidos na quarta-feira (10/04), em Joinville.

O presidente do Solidariedade, Luiz Bittencourt, juntamente com Sérgio dos Anjos, membro da executiva, encontraram-se com Bornholdt, Ana Dias (presidente do PSB) e Elton Guerra (coordenador da nominata) para selar a aliança.

A movimentação política é vista como significativa, destacando-se como uma interessante articulação das forças de centro-esquerda em torno da possível candidatura do PSB, liderada por Bornholdt. Segundo o pré-candidato, a chegada do Solidariedade fortalece o eixo de inclusão social e amplia o debate sobre temas cruciais como Saúde e Segurança Alimentar.

Com esse acordo, o campo político em torno da candidatura de Bornholdt ganha força, contando agora com o apoio de quatro partidos: PSB, PSOL, PDT e Solidariedade. Essa coalizão sinaliza uma abertura para propostas progressistas e reforça a pluralidade de ideias na disputa eleitoral em Joinville.

Projeto de revisão do Código Municipal do Meio Ambiente recebe parecer favorável na CCJ

Projeto de lei importante tramitando no legislativo municipal. Me refiro ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 43/2023, de autoria do poder Executivo para revisar as regras ambientais do município e instituir o novo Código Municipal do Meio Ambiente. O PLC teve parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (15).

A proposta de alteração na legislação ambiental é uma diretriz apontada no artigo 38 do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável (Lei Complementar nº 620/2022), aprovado pela Câmara em 2022, como parte das ações para o desenvolvimento físico-territorial de Joinville.

O projeto agora passará pela análise da Comissão de Urbanismo, para depois seguir ao plenário para votação.

Vereador alvo da Operação Backbone é suspeito de envolvimento em esquema de corrupção na Câmara de Joinville

O vereador Ednaldo José Marcos, conhecido como Nado, foi alvo agora pouco da Operação Backbone, que investiga um suposto esquema de corrupção na Câmara de Joinville. Segundo as informações preliminares, ele é suspeito de participação em “rachadinhas”. A operação policial ocorreu na sede do legislativo municipal.

Nado, que deixou o Solidariedade para se filiar ao PSD recentemente, justificou sua mudança de partido em um programa de rádio na semana passada. Ele afirmou ser Bolsonarista e que não era coerente permanecer no Solidariedade. O convite para ingressar no PSD veio do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, a quem Nado declarou admirar.

Para mais informações sobre a Operação Backbone e suas repercussões, acompanhe aqui no Chuville.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube