Instituto Miguel Abuhab, situado em Joinville, disponibiliza gratuitamente uma oficina de cinema para crianças e jovens da rede pública de ensino, entre 12 e 17 anos, visando o desenvolvimento de projetos no campo audiovisual. A coordenação fica a cargo do multi-artista joinvilense Alceu Bett.
Para participar dos projetos, o aluno precisa estar matriculado na rede pública de ensino. Em seguida, o instituto reúne os pais para detalhar todo o processo metodológico, incluindo encontros, e, se estiverem de acordo, os alunos já começam a participar das aulas ministradas semanalmente nas dependências da Escola Municipal Professor Avelino Marcante. Ainda há 5 vagas disponíveis.
O primeiro projeto idealizado pelo instituto tem o nome de ‘Meu bairro filmo eu‘, conduzido com a metodologia da TOCfE (Teoria das Restrições para a Educação). Será produzido um documentário que retrata histórias reais vividas pelos alunos nos bairros onde residem.
A metodologia da TOCfE envolve um processo de ensino e aprendizagem que utiliza o raciocínio lógico através de ferramentas que desenvolvem, principalmente, o planejamento, a tomada de decisões e a resolução de conflitos.
De acordo com Sandrine Prim, coordenadora do projeto, “As ferramentas da TOCfE serão utilizadas nos processos de elaboração de roteiro, textos, cenário, figurino e captação de imagens, e nosso objetivo é que as crianças entendam que essas ferramentas também podem ser usadas na vida fora da oficina, trazendo o processo de raciocínio lógico para situações do cotidiano”.
Chancela de Alceu Bett
O multi-artista joinvilense Alceu Bett é o coordenador de produção do projeto. Alceu possui formação na TOCfE e já atuou como facilitador da metodologia em outras ocasiões. Segundo ele, “Esta oficina pode ser um despertar para futuros profissionais que se interessem pelo audiovisual e possam se desenvolver nesse mercado, que vem prosperando muito em todo o mundo”.
Ao final do ano, será apresentado um documentário audiovisual que abordará histórias dos bairros onde residem os alunos, com narrativas contadas a partir da perspectiva deles.
Idealizadores do projeto
O projeto foi idealizado pelo empresário Miguel Abuhab. Abuhab é engenheiro mecânico formado pelo ITA, fundador da Datasul e da NeoGrid, multinacional brasileira fabricante de soluções para a cadeia de suprimentos e demanda.
O Instituto Miguel Abuhab (IMA) é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2015 pelo empresário Miguel Abuhab, que trouxe a TOCfE para o Brasil com o objetivo de ensinar as crianças a pensarem de forma lógica e pensamento crítico.
O objetivo ambicioso do IMA é acelerar, no Brasil, a evolução do pensamento crítico e lógico por meio da plataforma TOCfE, projetos sociais e formação de multiplicadores, em crianças, adolescentes e adultos, no setor escolar, acadêmico e na vida pessoal.
A iniciativa do IMA (Instituto Miguel Abuhab) foi contemplada pelo FIA – Fundo da Infância e Adolescência na modalidade financiamento direto, da Prefeitura de Joinville.”