Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Sobe para 19 o número de mortes por dengue em Joinville

Vacinas e medidas para o combate da dengue continuam sendo fundamentais no enfrentamento da doença

Redação, Portal Chuville

12 abril 2024

editado em 12 abril 2024

Compartilhe no Whats
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mais duas mortes por dengue foram confirmadas hoje, 12/04, em Joinville. Já são 19 casos em 2024 segundo a Prefeitura de Joinville.

As vítimas, um homem de 48 anos, do bairro Adhemar Garcia, falecido em 03/04, e uma idosa de 91 anos, residente no bairro Boa Vista, falecida em 05/04, possuíam históricos de comorbidades e foram atendidas pela rede municipal de saúde.

Atualmente, a cidade conta com 60.349 casos notificados, 35.629 em investigação, 13.645 descartados e 11.075 confirmados.

Recorde de atendimentos

Em janeiro de 2024, foram realizados 5.100 atendimentos para casos suspeitos de dengue. Em fevereiro, esse número subiu para 17.500. Em março, chegou a 33.500. Somente na primeira semana de abril, 10.900 atendimentos em pacientes com casos suspeitos de dengue foram realizados em Joinville. Do total, aproximadamente 84% foram em unidades da Rede Pública, enquanto 16% foram na Rede Privada.

Vacinação

Desde o dia 24 de fevereiro, Joinville está aplicando a vacina contra a dengue na população com idade entre 10 e 14 anos, faixa etária definida pelo Ministério da Saúde. A cidade recebeu 15,7 mil doses de vacina, das quais 11 mil foram aplicadas.

Considerando toda a população apta para receber a vacina, a cobertura está em 28,6%. O imunizante segue sendo oferecido nas Salas de Vacinação dos Postos de Saúde. Neste sábado (13), 21 UBSFs estarão abertas para vacinação das 8h às 12h.

Prefeitura implanta Enfermarias Especializadas em Dengue

A partir da próxima segunda-feira (15/4), a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville amplia o atendimento para pacientes com casos confirmados de dengue com a abertura de três Enfermarias Especializadas em Dengue. As unidades darão suporte às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e às Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) para observação e hidratação de pacientes diagnosticados com a doença.

As Enfermarias funcionarão 24 horas por dia, todos os dias da semana, nas estruturas que abrigam as UBSFs Glória (rua Brigada Lopes), João Costa (rua José Fernandes Dias, 129) e Aventureiro III (rua Santa Luzia). O objetivo deste novo serviço é reduzir o número de pacientes que ficam em observação ou hidratação nas UPAs, além de dar suporte aos atendimentos nas UBSFs.

É importante ressaltar que as Enfermarias Especializadas serão implantadas para atender aos pacientes referenciados, ou seja, aqueles que já tiveram o diagnóstico nas UPAs ou nos Postos de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube