Fundada há 63 anos, a Sociedade Kênia Clube está vivendo um novo ciclo, apostando em muitos projetos, e está com inscrições abertas para uma série de atividades gratuitas, como oficinas de iniciação musical e iniciação à dança, oficina de dança para pessoas idosas e oficina de moda afro-brasileira. Ao todo, são mais de 240 vagas. “Localizada no ‘coração’ do bairro Floresta, na zona Sul, o Kênia é uma referência cultural de nossa cidade, com atividades abertas a toda a população de Joinville”, ressalta o presidente da Sociedade Kênia Clube, Edson Sestrem.
Projeto Príncipes do Amanhã
As aulas do Projeto Príncipes do Amanhã – Iniciação Musical e Iniciação à Dança, já começaram no dia 18 de março, mas ainda há vagas em aberto. São duas aulas por semana, com duração de duas horas, e duas turmas com 40 vagas cada. As aulas são ministradas em dois polos: na sede da Sociedade Kênia Clube, no bairro Floresta, e na sede da Associação de Moradores Santa Izabel, bairro João Costa (conforme cronograma abaixo).
O projeto de Iniciação Musical foi criado com o objetivo de promover a inclusão e formação artística e cidadã através da música e da sustentabilidade. Consiste em oficinas de teoria musical, canto, construção e manuseio de instrumentos musicais fabricados a partir de materiais reutilizáveis para crianças, adolescentes, jovens e adultos, divididos em duas grandes frentes de trabalho: oficinas de formação musical a partir da percussão e oficina de confecção de instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis. Essa conexão entre arte e sustentabilidade converge totalmente com o DNA do carnaval, pois em um desfile carnavalesco nada se perde, tudo se transforma.
Já a oficina de iniciação à dança é uma ação de formação voltada para permanência e continuidade da cultura popular, através das danças populares com atenção especial para o “Danças Urbanas” e “Dança Afro”. O pré-requisito para participar dessas aulas é ter entre 10 e 14 anos e residir em Joinville.
Importante ressaltar que O Projeto Príncipes do Amanhã é uma realização da Príncipes do Samba, uma das mais tradicionais agremiações carnavalescas de Santa Catarina, que realiza seus ensaios no Kênia. “A Príncipes”, como é carinhosamente conhecida, é referência em carnaval e através da realização de oficinas e projetos de formação nas mais diversas linguagens que envolvem o Carnaval, fazendo jus ao termo ‘Escola’ de Samba”, ressalta o presidente. As aulas são inspiradas na metodologia do maestro, educador musical e musicista o percussionista Miro Victalvino, da Orquestra de Sons e Latas, fundada na cidade de Tubarão (SC), que em breve ministrará um workshop de formação para percussionistas multiplicadores.
Aulas de dança para pessoas idosas
Além disso, o Kênia ofertará oficinas de dança para pessoas idosas, trazendo formação cultural e qualidade de vida para o grupo 60+. Serão aulas de dança livre com ênfase em Consciência Corporal e Alongamentos. As inscrições já estão abertas e são três turmas, com dois encontros semanais de duas horas de duração cada, pelo período de 10 meses, com início previsto para 1° de abril.
Oficina de Moda Afro-Brasileira
Também já estão abertas as inscrições gratuitas para a Oficina de Moda Afro-Brasileira, que iniciará suas atividades no dia 2 de abril. Serão duas turmas, cada uma com 20 vagas, nos períodos matutino e vespertino, nas terças e quintas-feiras. Para a oficina de moda os pré-requisitos para participação também são: ter ao menos 16 anos de idade, completados até a data de inscrição e residir em Joinville.
“Essas atividades fazem parte de uma série de ações para além do Carnaval, e evidenciam esse novo ciclo que o Kênia está vivendo, sendo cada vez mais atuante na comunidade”, enfatiza o presidente da entidade.
As iniciativas têm apoio de editais de incentivo à cultura, como o Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Federação Catarinense de Cultura, e do Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura de (Simdec) de Joinville.
Inscrições:
Para mais informações sobre as atividades, acesse o Instagram @keniaclube, onde é possível encontrar também na bio o link para inscrições nas atividades: https://linktr.ee/keniaclube. É importante salientar que todas as oficinas são gratuitas. Para dúvidas e esclarecimentos, os contatos são o email: contato@keniaclube.com.br ou telefone (47) 99970-8097.
Confira a programação:
Projeto Príncipes do Amanhã – Iniciação Musical
Número de Turmas: 2.
Tempo de aula: 2 horas.
Turma 1 – Aulas de iniciação musical (percussão)
Dias e horários: segundas-feiras e quartas-feiras, das 14h30 às 16h30.
Local: Sociedade Kênia Clube, Rua Botafogo, 255 – Bairro Floresta.
Número de vagas: 40 vagas – inscrições limitadas.
Turma 2 – Aulas de iniciação musical (percussão)
Horários/Dias: segundas-feiras e quartas-feiras, das 18h às 20h.
Local: Associação de Moradores Santa Izabel, Rua Santa Izabel, 502 – Bairro João Costa.
Número de vagas: 40 vagas – inscrições limitadas.
São pré-requisitos para participação:
a) Ter ao menos 10 anos de idade, máxima até 14 anos de idade. Completados até a data de inscrição.
b) Residir em Joinville – SC.
Início das Atividades: 18 de abril de 2024. Período de 10 meses.
Projeto Príncipes do Amanhã – Iniciação à Dança
Número de Turmas: 02.
Tempo de aula: 02 horas.
Turma 1 – Aulas de iniciação à Dança.
Dias e horários: segundas-feiras e quartas-feiras, das 15h30 às 17h30.
Local: Sociedade Kênia Clube, Rua Botafogo, nº 255 – Bairro Floresta.
Número de vagas: até 40 vagas – inscrições limitadas.
Turma 2 – Aulas de iniciação à Dança.
Dias e horários: segundas-feiras e quartas-feiras, das 15h às 17h.
Local: Associação de Moradores Santa Izabel, Rua Santa Izabel. nº502 – Bairro João Costa.
Número de vagas: até 40 vagas – inscrições limitadas.
São pré-requisitos para participação:
a) Ter ao menos 10 anos de idade, máxima até 14 anos de idade. Completados até a data de inscrição.
b) Residir em Joinville – SC.
Início das Atividades: 18 de abril de 2024. Período de 10 meses.
Oficina de Dança para pessoas Idosas
Oficinas de dança com ênfase na consciência corporal e alongamento para pessoas com mais de 60 anos. Serão dois encontros semanais de duas horas cada.
Dias e horários: Serão três turmas, sendo que os inscritos podem optar por dois horários semanais, dentre as opções abaixo:
Turma 01 – segundas-feiras e quartas-feiras, das 8 às 10 horas.
Turma 02 – quartas-feiras e sextas-feiras, das 14 às 16 horas.
Turma 03 – quartas-feiras e sextas-feiras das 16 às 18 horas.
Local: Sociedade Kênia Clube, Rua Botafogo, nº 255 – Bairro Floresta.
Início das atividades: 1° de abril de 2024. Período de 10 meses.
Oficina de Moda Afro-Brasileira
Dias/Horários: duas aulas por semana, às terças e quintas-feiras, duração de duas horas cada aula:
Turma 1: período vespertino
Turma 2: período matutino.
São pré-requisitos para participação:
a) Ter ao menos 16 anos de idade, completados até a data de inscrição;
b) Residir em Joinville – SC.
Número de vagas: 20 vagas por turma.
Início das atividades: 2 de abril de 2024. Período de 10 meses.
Sobre a Sociedade Kênia Clube
Fundada há 63 anos, como um local para o encontro da comunidade afrodescendente em Joinville, a Sociedade Kênia Clube continua sendo essa referência cultural, sempre aberta à toda comunidade. Por toda a sua relevância cultural e histórica, em 2022, a Sociedade Kênia Clube recebeu o reconhecimento de Patrimônio Imaterial de Joinville, na categoria Registro Lugar de Memória, pela Prefeitura de Joinville. A origem do nome da sociedade se deve ao fato de que os fundadores se inspiraram no movimento social e partido político União Africana do Kênia (KAU), que reivindicou e lutou pela independência do Quênia, país africano que esteve sob o domínio da Inglaterra até 1963, quando se tornou independente. Mas é importante salientar que o clube é aberto a todos, e não apenas aos negros, porque acredita nessa união. É também a casa do Carnaval da cidade, por ser a sede da Príncipes do Samba, escola mais antiga da cidade em atividade. Fundada em 1986, a escola realiza seus ensaios na Sociedade Kênia Clube e carrega o título de afilhada da Portela. O ato de batismo foi realizado em 2010 pelo próprio Monarco da Portela, da ala de compositores da agremiação carioca. Porém, é importante ressaltar que as atividades do Kênia vão para além do período da folia. Existe uma programação durante todo o ano, e uma série de projetos em andamento, como o Projeto Kênia Com Vida, que engloba uma série de ações, entre elas a criação da Companhia 255 – Performance e Arte Negra, que já selecionou 15 bailarinos bolsistas, além de um projeto que inclui Oficina de Dança para Pessoas Idosas, Oficina de Moda Afro-brasileira e Festivais Culturais. Para mais informações, acesse o Instagram: @keniaclube.