Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Obras da prefeitura viram criadouros ideais para o mosquito da Dengue

Obras públicas dos bairros Floresta e Vila Nova mantém água parada, ideal para a criação do mosquito transmissor da Dengue

Redação, Portal Chuville

05 março 2024

editado em 05 março 2024

Compartilhe no Whats
Poças d’água são frequentes desde que as obras do Vila Nova começaram, no fim de 2023. Foto Divulgação

O Chuville Notícias tem recebido várias denúncias de locais, em diversos pontos da cidade, que são considerados ideais para a reprodução do mosquito Aedes aegypti – o que transmite a Dengue, que já matou 10 pessoas em Joinville desde o começo deste ano.

Nesta semana, duas obras da prefeitura chamaram a atenção dos moradores. Uma, localizada no bairro Floresta, no cruzamento das ruas São Paulo e Augusto Schmidt, tem uma poça grande d’água que, segundo moradores, está assim há semanas e não baixa devido à chuva frequente. Reclamações e até ouvidoria foi feita, mas até agora não houve resolução.

Questionada, a prefeitura de Joinville informou que a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), pretende instalar uma caixa de drenagem no local e que as obras deveriam iniciar nesta semana, caso não chovesse. O problema é que estamos em uma semana que promete ser chuvosa, conforme previsão da Defesa Civil. E a água parada deverá continuar por lá.

Outra obra com criadouros ideais para o mosquito da Dengue está sendo tocada por uma empresa terceirizada da prefeitura no bairro Vila Nova. A Construtora Adrimar é a responsável por obras de requalificação, drenagem, pavimentação e construção de áreas de lazer no bairro. As obras de R$ 95 milhões começaram no fim do ano passado e, em alguns pontos, como na rua Rudolf Baumer, há materiais com poças d’água.

Em resposta a esta reportagem, a prefeitura de Joinville informou que a Seinfra é a responsável pela fiscalização das obras do município. Uma equipe irá averiguar o local e “eliminar possíveis criadouros” do mosquito. Disse também que irá reforçar para que a Construtora Adrimar mantenha o cuidado com água parada.

 

Mosquito tem se adaptado e usado água suja para se reproduzir 

Um estudo feito entre 2021 e 2022 aponta que o mosquito Aedes aegypti – responsável não só pela Dengue, mas também por doenças como Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana – tem se adaptado e usado a água suja para se reproduzir. O fato é sustetado por Natalia Verza Ferreira, cientista, doutora em genética e biologia molecular da Oxitec do Brasil.

 

Poças de água suja em obra do bairro Vila Nova. Fotos Divulgação

 

 

Técnica do mosquito modificado gera preocupação

Em Joinville, uma solução que está sendo preparada é a criação de mosquitos modificados com a tecnologia “Wolbachia”, uma bactéria capaz de neutralizar o vírus transmissor da Dengue. Devido ao grande índice de infectados e de mortes pela doença, a cidade foi escolhida pelo Ministério da Saúde para aplicar a técnica a partir deste ano.

Porém a estudante de engenharia ambiental, Sandra Regina Sievert, enxerga a tecnologia com precupação. Segundo ela, a técnica poderá gerar desequilíbrio ambiental. “Na natureza tudo se transforma. Tudo se adapta. Eles tiraram uma bactéria da mosca da fruta e colocaram no mosquito olhando para um problema, mas pode gerar outro. Não tem estudos suficientes sobre o assunto”, questiona.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube